Energias nao renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Michael Vinicius de Oliveira R.A. 201201029241
Prof.ª Karla Bethânia Ledesma de Nadai
Disciplina: Planejamento Integrado em Recursos Energéticos

PROJETO DE PESQUISA SOBRE FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVAVEIS

CAMPO GRANDE - MS
2012

Michael Vinicius de Oliveira

PROJETO DE PESQUISA SOBRE FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVAVEIS

Plano depesquisa da disciplina de Planejamento Integrado em Recursos Energéticos, apresentado como das avaliações para compor a média de Av1 do Curso de Gestão Ambiental, oferecido pela Faculdade Estácio de Sá, Campo Grande – MS, sob a orientação do Prof.ª Karla Bethânia Ledesma de Nadai.

CAMPO GRANDE - MS
2012

Sumario
1.Introdução............................................................................. 3
2. Objetivo................................................................................ 4
3. Justificativa........................................................................... 5
4. Desenvolvimento........................................................... 6 a 13
5. Bibliografia........................................................................... 141. Introdução
Os recursos energéticos não renováveis são os recursos que quando utilizados não podem ser repostos pelo ou pela natureza, estas são as que mais agridem o meio ambiente, mas atualmente estão sendo mais utilizadas. Existem fontes que não agridem tanto o ambiente, porem continua sendo não renováveis, como é o caso da fonte de energia nuclear, mas ele ainda é muito rejeitada pelapopulação devido as tragédias que ocorreram a envolvendo.

2. Objetivo
Obtenção de conhecimento sobre o contexto, trazer mais informações sobre a originalidade, o processo de produção e os impactos ambientais causados por fontes de energia não renováveis e esclarecer possíveis duvidas sobre o assunto em questão.

3. Justificativa
A humanidade cresce dia-a-dia, ocasionando com isso um maiorconsumo, forçando o país a utilizar mais recursos para obtenção de energia, se hoje não houver uma diminuição no consumo e uma maior preservação ambiental não haverá recursos suficientes para a manutenção da população com suas necessidades.

7. Desenvolvimento
Petróleo

Origem>A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam aser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse à migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre aqual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.
É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação.
Uma outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origeminorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente foram formados com a formação da Terra.
Resumindo, há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso ecom densidade menor do que a água. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Processo Produtivo>Inicialmente é necessário realizar alguns estudos para se localizar uma possível jazida. Conhecimentos de Geologia e de Geofísica são empregados de forma a se avaliar o solo e o subsolo. A geologia realiza estudos na superfície que...
tracking img