Sintese da disciplina de teodiceia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEORGE DOS SANTOS LIMA

SINTESE FINAL DA DISCIPLINA DE TEODICEIA

Trabalho elaborado para a disciplina de Teodiceia sob orientação do professor Pe. Anchieta Arraes no II ano, IV período do curso de Licenciatura Plena em Filosofia do ICESPI

TERESINA
2012

1. Introdução
O estudo da filosofia desde o mais remoto tempo dos pré-socráticos especulou alguns temas fundamentais, em especialno campo da metafísica que refletiu sobre Deus, homem e mundo. Especificamente, a TEODICEIA centra sua reflexão em Deus, causa primeira e última do homem, que o busca incessantemente desde os primórdios da civilização humana.
Com efeito, nos tempos antigos, todos os indivíduos e comunidades de vários lugares, sem nunca terem tido contato umas com as outras, sempre intuíram a existência de um sersupremo que se manifestava através de forças superiores como o sol, a lua, os ventos, as tempestades. A primeira concepção que estes indivíduos tiveram, certamente por sua ingenuidade primitiva, foi a do animismo. Logo depois, com um pouco mais de inteligência construída passaram a explicar estas realidades através do mito. Mais posteriormente, estas explicações ganharam fundamentaçõescientíficas através de estudos aprofundados sobre os diversos aspectos da divindade e sua ação em meio à humanidade.
Os aspectos mais resaltados nestes estudos, foram um delineamento geral da ação de Deus, a princípio, as tentativas de provar sua existência, a sua ontologia, e seus atributos. Houve, porém, neste interin, um confronto entre a figura de Deus e a realidade do mau, o que rendeu uma grande linhade reflexão sobre a bondade e a justiça de Deus, o que possibilitou o aparecimento do termo que designa a disciplina em estudo. Houve até quem se posicionasse contra Deus, investigando sobre a sua não existência e negando todo e qualquer atributo seu.
É nestes pontos principais que se desenrola o estudo da teodiceia, disciplina que está no limite entre a filosofia e a teologia, sendo umareflexão sobre a pessoa de Deus (atributo fundamentalmente teológico) com base em reflexões próprias dos filósofos de todos os tempos, desde um apanhado histórico de toda essa reflexão até a análise detalhada de cada visão, posição a respeito de Deus.

2. A DISCIPLINA DE TEODICEIA E A ETIMOLOGIA DO TERMO
O termo “teodiceia” advindo do grego: θεός (theós), "Deus" e δίκη (díkē), "defesa", significaliteralmente “defesa de Deus”. Foi criado por Leibniz no seu Essais de theodicée no qual defende Deus das acusações por causa do mal, tragédias, horrores e calamidades existentes no mundo.
O estudo da teodiceia, no entanto, segundo Battista Mondin, deveria ser chamado de teologia fundamental por tratar das questões mais fundamentais da abordagem de Deus, como possibilidade de existência ehistoricidade.
O homem é por si religioso e desde sempre cultivou intensos e profundos relacionamentos com a divindade, mas só aos poucos teorizou essa relação. A mais simples e ingênua compreensão da divindade é o pensamento mitológico, pelo qual o homem quis exprimir fantasiosamente o mundo divino, valendo-se de antropomorfismo e de fabulas. Assim, eram criadas várias proteções fantasiosas paradoenças, para guerras, para a justiça, para o jogo, para a caça, para as calamidades da natureza, para o prazer, para medicina, para o governo etc.
Após isso, veio o pensamento teológico pré-critico que foi desenvolvido de forma tímida pelos pensadores gregos como Platão e Aristóteles (este abordou o tema de forma mais rigorosa e sistemática). Aristóteles foi quem colocou as bases para a Metafísica epara a Teologia Filosófica, com suas teorias da ordem do universo e do fluir das coisas. Com efeito, a ordem exige um ordenador e o fluir, um motor imóvel.
No cristianismo, o problema de Deus é endossado por Clemente, Orígenes e, mais organicamente, por Santo Agostinho que elabora a necessidade da presença de Deus na mente humana e a vã tentativa de conceituar Deus (que Nicolau de Cusa...
tracking img