energia renovavel e nao renovavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Energia renovável
e
Energia não renovável


Sebastião Antonio de Jesus n- 32
Eliane n-08
3 serie do ensino médio
Geografia
Prof- ismael












Sumário
















Introdução
 
 
Pode definir-se o ambiente como tudo aquilo que nos rodeia, as cidades e aldeias, os desertos e florestas. Ao meio alterado pelo homem, como ascidades, vulgarmente se denomina por ambiente urbano, ao passo que os meios onde o homem ainda não deixou, ou afetou levemente, denominam-se por ambiente natural.
Associações e equipas em todo o mundo juntam-se no sentido de valorizar as energias que o nosso planeta possui. Estudos no sentido deaproveitamentoenergético renovável têm vindo a aumentar gradualmente ao longo dos anossendo assim:- energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis.
São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais enquanto que as energias não renováveis provem de combustíveis fósseis quesão fontes não-renováveis de energia ( não é possível repor o que gastamos). Em anos de evolução semelhante para poder contar novamente com ele. São aqueles cujas reservas são limitadas e estão sendo devastadas com a utilização. As principais são a energia nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).A evolução do mundo tende no sentido de melhorar o ar que respiramos etornar o nosso “planeta mais saudável” as energias renováveis tem baixos níveis de libertação de gases com efeito estufa apesar do seu uso ainda ser limitado,esta é resposta as necessidades futuras. As estimativas mundiais para o consumo de energia é de um considerável aumento nas próximas décadas e no mesmo período, o consumo de energia na União Européia deve aumentar a uma proporção semelhante.Governos deestados membros têm sido constantemente alertados de que os métodostradicionais de produção de energia estão a contribuir para sérios problemas ambientais e por tal vêm com urgência a utilização de energias não poluentes. O setor das energias foi forçado à renovação dos processos, que se vêm assim obrigados a optar pelas energias renováveis. Neste trabalho vamos descrever cada umadas várias energias do planeta bem como as diversas características de cada uma delas.







Energias renováveis

A energia renovável é aquela provida de fontes capazes de se regenerar por meios naturais, portanto, são considerados inesgotáveis. Também é conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes.

Solar

Existemduas formas de transformar a radiação solar em energia: através de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia luminosa em elétrica; e através de coletores solares, que utilizam o calor solar na produção de energia térmica, isto é, aquecer água e ar.

O sol é a fonte de vida e origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energiaequivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.

Maiores produtores: Japão e EUA.

PRÓS: Fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. A energia solar permite a geração de energia, no mesmo local de consumo, através da integração da arquitetura. Assim, é possível levar energiaelétrica a sistemas de geração distribuída, e quase eliminar completamente as perdas ligadas aos transportes, que representam atualmente cerca de 40% do total.

CONTRAS: produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.

Curiosidade: Existem aproximadamente 150 mil sistemas domésticos de energia solar no Quênia, mais de 100 mil na...
tracking img