Energias alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://prezi.com/wdkuosizwxfu/impacto-ambiental-da-industria-petroquimica/
http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/quimica/12impacto_ambiental.htm

O petróleo, os problemas ambientais e as energias alternativas.

Petróleo
1. O transporte e combustão de produtos petrolíferos e suas consequências
2. Os derivados do petróleo e o meio ambiente

O impacto ambiental da indústria petroquímicaA maior parte do petróleo extraído no planeta é transportada por mar, em petroleiros. Este tipo de transporte tem os seus riscos. Recorde-se o desastre com o petroleiro “Prestige” que produziu em 2002 enormes desastres ecológicos e económicos ao longo da costa da Corunha.

As marés negras apresentam várias facetas: económicas, financeiras, sociais, políticas, técnicas, cientificas…
Ospetroleiros podem transportar também derivados do crude como a gasolina e o fuelóleo, por serem menos densos que a água flutuam. Quando à superfície, a mancha de óleo desloca-se consoante as correntes em direcções dos ventos, e sofrendo transformações simultaneamente devido aos seguintes processos:
Difusão, Evaporação, Dispersão, Emulsificação, Sedimentação, Biodegradação, Oxidação, Dissolução.Lontras, aves marinhas e populações de focas são animais que mais sofrem, provocando consequentemente a sua morte. Caso a maré negra chegue à costa, é necessário efectuar a sua limpeza, quer numa zona rochosa, quer numa praia.

Como evitar acidentes deste tipo?
Os petroleiros devem ter casco duplo. Um navio com casco duplo possui o casco dentro de do outro, deixando espaço entre os dois. Casoocorra uma colisão, e se rompa o casco exterior, há mais hipóteses de o casco interior se manter intacto e evitar derrames.

Os riscos de incêndio.
Os derivados do petróleo são perigosos dado que são extremamente inflamáveis. E comum haver incêndios em refinarias e depósitos onde os petróleos são tratados e armazenados. Estes incêndios são difíceis de se extinguir pondo em risco populações quevivem perto das refinarias e depósitos.

A combustão de produtos petrolíferos
É o uso dos combustíveis (em particular a queima) que mais afecta a qualidade do ar, e indirectamente as condições atmosféricas. Desde logo a combustão dos óleos e gasolinas nos veículos motorizados nem sempre é completa, pelo que o tubo de escape espalha alguns hidrocarbonetos não queimados. A utilização de catalisadosno escape, pode reduzir este fenómeno. A combustão de compostos de carbono conduz inevitavelmente a óxidos de carbono: CO de elevada toxicidade e CO2, o principal contribuinte para o efeito de estufa. O CO é tóxico, porque se combina com a hemoglobina quase 300x mais facilmente do que o O2, impedindo as células de receber o O2 de que necessitam.
O CO2, não sendo tóxico, reduz as perdas de calorpela Terra – efeito de estufa – através da absorção de infra-vermelhos emanados pelo planeta. Ao lado bom deste efeito (que evita as amplas variações térmicas entre o dia e a noite), juntam-se sérias preocupações sobre a quantidade de CO2 na atmosfera e consequente subida da temperatura média. Além do CO2, e do CO, a combustão dos produtos petrolíferos também origina vapor de água, dióxidos etrióxidos de enxofre SO2 e SO3 (SOx) e óxidos de azoto (NOx).

Como lutar contra o agravamento do efeito de estufa?
* Reduzir as emissões de CO2 pela diminuição das combustões industriais e domésticas assim como combustões nos motores dos veículos.
* Desenvolver a utilização de transportes públicos
* Utilizar fontes de energia não poluentes
* Limitar a utilização de outros gasespoluentes

Como lutar contra a formação das chuvas ácidas?
Os poluentes ácidos têm origem nas combustões dos combustíveis fósseis (CO2, SO2, SO3, NOx). Actualmente existem 2 conceitos para diminuir as emissões dos poluentes ácidos:
* Dessulfuricaçoes do gasóleo e dos óleos carburantes
* Aplicação generalizada dos conversores catalíticos.

Os CFC’s e as matérias plásticas
Os CFC’s...
tracking img