Energia e suas aplicacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO DE PRÁTICA II EM LABORATÓRIO
SÍNTESE DO COMPLEXO DE COBRE



BOA VISTA-RR
2013.

Raimunda Batista do Vale

SÍNTESE DE COMPLEXO DE COBRE

Relatório acadêmico da prática III de laboratório, da disciplina de Química Inorgânica II, ministrada pela Professora Drª Viviane Cardoso.BOA VISTA-RR
2013.
Sumário:

1. Introdução ........................................................................................ 04
2. Objetivo geral da Aula prática........................................................... 05
3................................................................ 06
4. Materiais e reagentesutilizados....................................................... 07
5. Normas de segurança....................................................................... 08
6. Procedimentos experimentais........................................................... 09
7. Resultados e discussão.................................................................... 10
8. Conclusões (consideraçõesfinais).................................................... 11
9. Referencias..............................................................................................12
10. Questões...............................................................................................13

1. INTRODUÇÃO:
2.
3. A Teoria de Coordenação de Werner, a qual diz que os complexos apresentam dois tipos de valências; primárias naqual o complexo existe na forma de um íon positivo, e secundárias na qual a valência seria igual ao número de átomos ligantes coordenados ao metal, também conhecido como número de coordenação.
4.
5. A Química de Coordenação especializa-se no estudo dos compostos de coordenação, onde o termo complexo representa um átomo metálico na forma iônica (ácido de Lewis) rodeado por um conjunto deligantes (bases de Lewis). Um ligante é um íon ou molécula que pode ter existência independente. O termo composto de coordenação é usado para designar um complexo neutro ou um composto iônico no qual pelo menos um dos íons envolvidos é um complexo. Dessa forma, um complexo é a combinação de um ácido de Lewis (que é o átomo metálico central) com várias bases de Lewis (que são os ligantes).
6.7. O átomo da base de Lewis que forma a ligação com o átomo central é chamado de átomo doador, porque ele é o elemento que doa os elétrons usados para formar a ligação. O átomo ou íon metálico, o ácido de Lewis do complexo, é o átomo que irá receber esses elétrons. A ligação estabelecida entre ácido e base de Lewis é do tipo coordenada, também conhecida por ligação dativa.
8.
9.Os compostos de coordenação representam moléculas constituídas por um ou vários ácidos de Lewis, ligados a uma ou várias bases de Lewis. Compostos desta natureza, com vasta aplicabilidade, envolvem os metais de transição e, neste caso, os compostos de coordenação também são chamados de complexos metálicos.
Um composto complexo consiste em um átomo central envolvido por um conjunto de outros átomosou moléculas que têm capacidade de doar elétrons para o mesmo. As espécies que circundam o metal são denominadas ligantes, e os ligantes mais próximos do metal constituem a primeira esfera de coordenação.

Geralmente, os ligantes de um complexo atuam como doadores de elétrons. Apesar de o íon central ter a maior parte das atenções nos estudos realizados nesta área da química, os complexosapresentam propriedades diferentes em razão de ligantes diferentes. A coloração e a atividade magnética são exemplos de propriedades dependentes dos ligantes. A estabilidade do complexo e também depende do ligante, uma vez que dependendo do ligante, o complexo se quer pode existir.

.

.

10. OBJETIVO GERAL DA AULA PRÁTICA:

Nesta prática tivemos como objetivo a visualização do conteúdo...
tracking img