As diferentes formas de energia e suas aplicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As diferentes formas de energia
e suas aplicações

Energia Cinética

É a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento. Mas como podemos calcular a energia cinética de um corpo? Ao fazer algumas observações sobre os movimentos dos corpos, podemos concluir que a energia cinética de um corpo será cada vezmaior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. Para mostrar isso tomemos como exemplo uma motocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto. De forma a sintetizaressas observações, é possível escrever energia cinética a partir da seguinte equação:

Ec = m.v2
2

Onde m é a massa do corpo e v a velocidade do mesmo. A unidade de energia cinética é o Joule, representado pela letra J.


Energia Potencial
É a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho. Aenergia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se. Por exemplo, sob a forma de movimento. A gordura que há em nosso corpo, a energia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em energias que estão "armazenadas".
Pode ser:

Gravitacional


É a energia potencial mais familiar,porque é muito vista no dia-à-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremeso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos em que envolve a gravidade.


O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada coma massa dos corpos e sua distância.

Elástica
É a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade
Elétrica
É a energia que determinado objeto ou partícula eletrizado adquire quando colocado na presença de um campo elétrico.

Energia Térmica

É uma forma de energia que está associada à temperatura de um corpo, não necessariamente sólido. Os seus átomos (microscopicamente)estão em constante movimento, vibração ou rotação, de forma que possuem energia cinética. A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à energia cinética de seus constituintes microscópicos. À transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico para outro dá-se o nome de calor.


A energia térmica (e o calor) medem-se em unidade de energia: Joule no sistema SI, mas também éhabitual usar a caloria. A definição de caloria é a quantidade de calor (energia) necessário para elevar em 1 grau Celsius, 1 grama de água.


Energia Elétrica

É uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se emoutras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.


É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.


A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicase usinas termonucleares.


Energia Nuclear

Consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.


Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio (demonstrado por Albert Einstein) que nas reações...
tracking img