As diferentes formas de energia
e suas aplicações

Energia Cinética

É a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estarem movimento. Mas como podemos calcular a energia cinética de um corpo? Ao fazer algumas observações sobre os movimentos dos corpos, podemos concluir que a energia cinética de um corpo será cada vezmaior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. Para mostrar isso tomemos como exemplo umamotocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto. De forma a sintetizaressas observações, é possível escrever energia cinética a partir da seguinte equação:

Ec = m.v2
2

Onde m é a massa do corpo e v a velocidade do mesmo. A unidade de energia cinética éo Joule, representado pela letra J.


Energia Potencial
É a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho. Aenergia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se. Por exemplo, sob a forma de movimento. A gordura que há em nosso corpo, aenergia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em energias que estão "armazenadas".
Pode ser:

Gravitacional


É a energia potencial mais familiar,porque é muito vista no dia-à-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, noarremeso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos em que envolve a gravidade.


O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). As diferentes formas de energia e suas aplicações. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Formas-De-Energia-e/252246.html

MLA

"As diferentes formas de energia e suas aplicações" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Formas-De-Energia-e/252246.html>.

MLA 7

"As diferentes formas de energia e suas aplicações." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Formas-De-Energia-e/252246.html>.

CHICAGO

"As diferentes formas de energia e suas aplicações." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Diferentes-Formas-De-Energia-e/252246.html.