Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As atividades decorrentes da indústria do petróleo envolvem as etapas de exploração, perfuração, produção, transporte, refino e distribuição, com potenciais de causar uma série de impactos ao meio ambiente (Silva, 1996).
A crescente industrialização tem causado um aumento na poluição, principalmente nos ambientes aquáticos, que recebem diretamente substâncias químicas dedespejos industriais e domésticos, sendo as regiões costeiras as mais sujeitas aos impactos das atividades antropogênicas (CETESB, 1990; Nipper, 2000).
Os efluentes líquidos e resíduos sólidos que são descartados no ambiente marinho têm despertado particular interesse, incluindo aqueles efluentes e resíduos derivados das atividades de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural decorrentes doaumento, nos últimos anos, da exploração desses energéticos.
A Frota Nacional de Petroleiros (FRONAPE), integrante do sistema PETROBRAS, é a maior transportadora de petróleo e derivados do Brasil (TRANSPETRO, 2004).
Atualmente, a frota é composta por 6 navios transportadores de gases, 43 navios que transportam petróleo e derivados e 2 navios atuando como cisterna em campos petrolíferos(FRONAPE, 2002a).
A atividade de transporte de petróleo e derivados tem grande potencial poluidor, principalmente devido o grande volume transportado. O transporte de petróleo e derivados pode causar descargas de portes variáveis, desde as maiores proporcionadas por acidentes com petroleiros até as relativamente pequenas, mas freqüentes, descargas operacionais.
A poluição por óleo, por seu aspectodestruidor, destaca-se como sendo uma das mais agressivas à sociedade, mesmo diante de atividades rotineiras que geram efeitos a longo prazo sobre o meio ambiente e a economia, como o desenvolvimento desestruturado em áreas costeiras e a pesca comercial (White & Molloy, 2001).  
Características dos combustíveis derivados de petróleo

Apesar de já existir legislação para alguns combustíveisderivados não convencionais, como é o caso do biodiesel, o mesmo não ocorre com os produtos resultantes do craqueamento termo-craqueamento de polímeros , por isso, é necessário que se determine os parâmetros de qualidade desses novos combustíveis, para que haja maior aceitabilidade mercadológica, ao se comparar as características físico-químicas dos produtos resultantes do craqueamento termo-cataliticode polímeros como aprovadas para combustíveis convencionais tais como gasolina e óleo diesel.
Os solventes, óleos combustíveis, gasolina, óleo diesel, querosene, gasolina de aviação, lubrificantes, asfalto, plástico entre outros são os principais produtos obtidos a partir do petróleo.
De acordo com a predominância dos hidrocarbonetos encontrados no óleo cru, o petróleo é classificado em:
a)Gasolina – A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos saturados olefínicos e em menor quantidade, os aromáticos derivados do benzeno (tolueno e xileno) além de compostos oxigenados. A gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. Os hidrocarbonetos da gasolina são, em geral, de menor massamolecular do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). A faixa de temperatura de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 22ºC. Existem vários tipos de gasolina, porém apresenta-se as especificações apenas da tipo C, que é constituída de gasolina tipo A e Álcool etílico anidro combustível, a nasproporções e especificações definidas pela legislação em vigor e que atende portaria ANP Nº 309 DE 27/12/2001 da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível – ANP.
b) Óleo bruto – consiste de uma mistura de hidrocarbonetos e compostos contendo enxofre, nitrogênio e oxigênio.
c) Óleo Diesel – Fração do Petróleo composta principalmente por hidrocarbonetos alifáticos de C6 a C30, e...
tracking img