Atv complementar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Geografia

Nomes:Aline Fernandes 3.° A
Andressa Carvalho
Jenny Caroline
Karolina Anchieta
Tainã Barbosa
Jeferson Aparecido
Matéria: Geografia
Professora: Marlene

Índice

Temas Paginas

Índice _____________________________________________01

Globalização ________________________________________02
Regionalização

Regionalização PolíticoAdministrativo ____________________03
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste

- Sudeste ___________________________________________04
- Sul

Regionalização Geoeconômica __________________________05
- Amazônica
- Nordeste __________________________________________05

- Centro-Sul ________________________________________06
Globalização e RegionalizaçãoConclusão __________________________________________07

Bibliografia__________________________________________08

Globalização

Globalização é o processo de constituição de uma
economia-mundo por meio da integração dos mercados nacionais e
do aprofundamento da divisão internacional do trabalho.

Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos ospovos e países da superfície terrestre.
Podemos afirmar que o conceito de globalização não é unânime, apresenta certas diferenças em decorrência de sua dinâmica e das interpretações divergentes dependendo do pesquisador e da ciência na qual ele é versado. De modo geral, há uma concordância em dizer que globalização refere-se a fase atual do capitalismo onde há uma integração das dimensõeseconômicas e culturais promovidas principalmente pelos meios de comunicação advindos da terceira revolução industrial.
O que não podemos pensar é que esse fenômeno reflete numa melhoria generalizada da condição de vida da população, quanto a essa parte existem algumas polêmicas, porém grande parte de pesquisadores estão de acordo ao afirmar que a globalização é excludente.
A globalização é o frutoda intensificação de mercadorias, capitais, e informações entre mercados nacionais, com isso estimulando o crescimento do comercio internacional. Ou seja, seus benefícios além de não atingir a todos, colabora para que a riqueza fique concentrada.

Regionalização

Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores quepassam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

O fim da 2ª guerra mundial trouxe à tona uma nova economia capitalista mundial.
Os países perdedores viram-se na dependência econômica norte-americana, enquanto os Estados Unidos emergiam como uma potência econômica credora, portanto era o país que determinava o novo sistemamonetário internacional, conhecido como dólar-ouro.
A Regionalização ocorreu paralelamente a globalização, com o surgimento de blocos econômicos. São agrupamentos de nações reunidas para facilitar a circulação de mercadorias entre si.
Durante as últimas décadas, o Governo Brasileiro tenta encontrar a melhor forma para regionalizar o país, utilizando diferentes metodologias para tal. No entanto, doisformatos são utilizados com maior frequência: A regionalização político-administrativa enfocando critérios humanos como formação étnica e a distribuição territorial da população; Além da regionalização geoeconômica, tratando dos aspectos econômicos agregados aos estados.

Regionalização Político-Administrativa

Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o território brasileiro ficasubdividido em cinco macro regiões heterogêneas, onde podemos destacar:

Região Norte
Clima: Equatorial úmido, com elevado índice pluviométrico.
Vegetação: floresta equatorial amazônica
Relevo: Baixo, formado por planícies.
Hidrografia: Bacia hidrográfica Amazônica.
População: Pouca, formada por brancos, índios e mamelucos, porém em Belém a população cafuza migrante oriunda do Norte...
tracking img