Energia organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ENERGIA LIMPA DA SUJEIRA ORGÂNICA
Trabalho apresentado no evento INOVA SENAI – 2005 – fase estadual, na área de Energia da Escola SENAI “João Martins Coube” de Bauru. Dispensa avaliação.

Eduardo M. Do Carmo 1 Hermano Mendes Carvalho 2 Lieca Hassegawa 3 Rodolfo Andrade 4 RESUMO Projeto para a construção de um protótipo de biodigestor de alimentação contínua para a obtenção de biogás a partirdo lixo orgânico e armazenamento em cilindros para a utilização como combustível na obtenção de energia térmica e ou energia elétrica, o diferencial está relacionado à sua dimensão em relação aos atuais por se tratar de um biodigestor didático com aplicabilidade direcionada para pequena produção, acessível a instituições para demonstrativos de laboratórios podendo fornecer o combustívelecologicamente correto. Uma continuidade paralela ao projeto com mini-gerador de energia. A utilização poderá ser direcionada para restaurantes, pequenas propriedades rurais ou onde existir considerável volume de lixo orgânico. Projeto do protótipo com realização de experiências na comprovação de formação de gases, não se estendendo até a construção do projeto em razão da necessidade de previa aprovação deengenheiros conforme decisão normativa do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob nº 46 de 16 de dezembro de 1996.

Palavras-chave: Energia; Biodigestor de alimentação contínua.

1,2,3 – Alunos da Escola SENAI João Martins Coube 4 – Professor orientador do trabalho avaliado pelo Inova SENAI

Revista Eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP. ISSN: 1981-8270. v.3,n.7, out. 2009.

2

1 INTRODUÇÃO A busca de fontes alternativas de energia renovável e ecologicamente correta tem se tornado necessidade mundial devido aos problemas ecológicos, econômicos, políticos e previsão de escassez das fontes não renováveis como os combustíveis fósseis. Na decomposição de qualquer material orgânico existente na natureza ocorre a liberação de gases os quais algunsdeles são nocivos ao meio ambiente como o gás carbônico e o gás metano entre outros e para captar este gás e direcioná-lo às atuais necessidades existe o biodigestor que o transforma em biogás, um combustível gasoso, composto por vários elementos porém com maior percentual em metano e menor percentual de gás carbônico, hidrogênio, gás sulfídrico etc... provenientes da decomposição de matéria orgânicacomo esterco animal, sobras de alimentos, esgotos etc..., pela ação de bactérias anaeróbicas que realizam em sua digestão a transformação de matéria orgânica em gases que podem ser fontes de poder calorífico e transformados em energia elétrica, mecânica etc... Os biodigestores são conhecidos e utilizados em alguns países, esta política já foi implantada no Brasil tendo atualmente uma continuidadeno que se refere aos instalados em fazendas, algumas cidades e grandes indústrias, sendo de iniciativa privada ou pública contudo no que se refere ao mercado nacional, existe dificuldade em encontrar biodigestores de pequeno porte com dispositivos de segurança, alimentação contínua e reabastecimento de cilindros, sendo este projeto baseado nos processos dos biodigestores chineses de alimentaçãocontínua e direcionado às pequenas produções acessível a instituições ou escolas nas demonstrações de laboratório podendo sugerir o desenvolvimento de um mini gerador de energia elétrica proporcional à capacidade de produção de biogás como combustível para o mesmo ou em pequenas propriedades rurais e empresas no qual possam capacitar pessoas ou funcionários na utilização diária na qual as atividadesde construção, manutenção e operação de biodigestores destinados à produção de gás para consumo doméstico e/ou fins agrícolas explorados comercialmente são da competência do Engenheiro Mecânico, do Engenheiro Agrônomo e do Engenheiro Agrícola e a empresa que executar qualquer uma das atividades citadas acima, deverá proceder a seu registro no CREA e a critério da Câmara Especializada de...
tracking img