Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos
* A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear,convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica.
Tipos de reações nucleares
Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atômico subdivide-se em duas ou maispartículas; e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.

Tipos de reatores
Reatores de fissão
Reatores de fusão

Toxicidade de radioativos
Atoxicidade baseia-se na radiação emitida pelas substâncias envolvidas na reação nuclear. Assim, tanto o material utilizado, quanto todo entorno serão fonte de radioatividade e, portanto, tóxicos.
Apercentagem da energia nuclear na geração de energia mundial é de 6,5 % (1998,UNDP) e de 16 % na geração de energia elétrica. No mês de janeiro 2009 estavam em funcionamento 210 usinas nucleares em 31países com ao todo 438 reatores produzindo a potência elétrica total de 372 GW.
Vantagens da energia nuclear
A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveisfósseis.

Desvantagens da energia nuclear
Resíduos radioativos
96%) do combustível nuclear queimado é constituída de Urânio natural;
Cerca de 60% do combustível nuclear é mandado diretamente para oreprocessamento;
A parte do combustível que nao é reprocessada imediatamente é armazenada para reprocessamento futuro, ou é armazenada semi-definitivamente em depósito próprio.

Acidentes
Oacidente no reator de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioativamente uma área de aproximadamente 150.000 km² (corresponde mais de três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro), sendo que 4.300 km²possuem acesso interditado indefinidamente. Até 180 quilômetros distantes do reator situam-se áreas com uma contaminação de mais de 1,5 milhões de Becquerel por km², o que as deixa inabitáveis por...