Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No mundo atual, é indispensável o uso da energia elétrica. Através dela, temos o conforto de desfrutar das tecnologias que a cada vez mais vem facilitando o nosso dia a dia. Quando se fala em energia elétrica, temos vários tópicos a se tratar, no entanto, um dos mais importantes e o que discutiremos neste trabalho será uma das formas de produção da energia elétrica: a energia nuclearou a nucleoeletricidade.
Ao mencionar energia nuclear, a maioria já pensa em destruição, bomba de Hiroshima e bomba de hidrogênio, mas o que muitos não sabem é que esta forma de produção de energia elétrica pode ser a única saída daqui a alguns anos pois os recursos energéticos naturais estão se esgotando e o urânio pode ser o único recurso natural não escasso no planeta.
Quando a questão é osuprimento de energia elétrica em curto prazo, são muito mais longínquos os pensamentos que pairam sobre as novas tecnologias que tornem o mundo independente desse tipo de energia do que aqueles que especulam sobre o esgotamento das fontes naturais não renováveis ou sobre um aproveitamento bem mais eficiente das fontes renováveis para a geração da energia elétrica.
Uma solução para estadificuldade,é a energia nuclear como forma de produção da energia elétrica. Ao que se parece, nunca ficaremos livres da energia elétrica, então o que se tem a fazer é descobrir novos métodos mais eficientes de aproveitamento dos recursos naturais e a energia nuclear pode ser um desses métodos. As centrais termelétricas nucleares, carimbam cada vez mais seus passaportes rumo ao futuro de uma forma cadavez mais rápida, mesmo em um país com recursos naturais tão abundantes como o Brasil, que tem um dos maiores potenciais hidrelétricos do mundo.
Nunca é demais lembrar que a energia nuclear já é usada como a principal fonte de energia elétrica em vários países da Europa e, no Brasil, representa apenas entre 3% e 4% da matriz energética brasileira. Isso significa que estamos ficando para traz e nomomento em que estiver comprovado que os recursos naturais energéticos brasileiros estiverem se esgotando, as usinas nucleares brasileiras não conseguirão suprir de imediato a demanda de energia elétrica e nunca se sabe quando conseguirá.
É claro que para a nucleoeletricidade no Brasil passar de míseros 3% para 30%, 40% ou mais, várias mudanças físicas e até mesmo psicológicas devem ser feitasno Brasil. A primeira coisa a ser feita é acabar com os preconceitos sobre a energia nuclear. Todos devem saber que os acidentes ocorrem sim, e para isto teremos um conjunto de fatores de segurança que, se forem muito bem elaborados, um acidente em uma das usinas nucleares poderá não ter nenhuma morte.
Acima de tudo, é fundamental destacar que a principal e melhor vantagem do uso da energianuclear é a grande quantidade de energia que é gerada com uma mínima quantidade de elementos. Além de que não será liberado nas reações o gás carbônico, o enxofre e outros gases que prejudicam o meio ambiente, e sim, teremos um lixo radioativo que será gerenciado e destinado rigorosamente ao lugar certo.
A energia nuclear é uma energia abundante, pouco impactante e limpa e pode ser no futuro, a maisimportante forma de produção de energia elétrica, principalmente nos países que pretendem dar continuidade no seu desenvolvimento, sua autonomia no suprimento energético e que possuem territórios pequenos, com recursos naturais escassos.

Os conceitos acima e toda a complexidade que envolve seus desdobramentos serão objetos de detalhada análise no decorrer deste estudo.

REATOR NUCLEAR
AEnergia Nuclear baseia seu processo através do Reator Nuclear, elemento similar às caldeiras das usinas termoelétricas. Nesse reator é o local onde se efetua a reação da fissão nuclear, que se define na divisão de um átomo pesado em dois menores liberando grande quantidade de energia. Para ocorrer à reação é necessário o uso de um minério físsil, em geral o urânio-235 que é encontrado em 0,7% do...
tracking img