Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Desde que existe vida humana, que esta depende totalmente do meio ambiente, e dos seus recursos. O Homem consome, e depende cada vez mais dos bens materiais, é este elevado consumo que exige demasiado da Natureza, e dos recursos que esta possui.
Atividades como, o desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico, não têm parado de aumentar,que por sua vez causa o elevado aumento dos consumos mundiais, embora de forma desigual, fazendo com que cada vez mais se recorra aos recursos energéticos não renováveis e renováveis que nos fornecem energia.
O Homem atual serve-se cada vez mais dos recursos não renováveis, devido aos elevados custos e a pouca rentabilidade dos recursos renováveis.
A energia Nuclear e a sua possibilidade deutilização, que possui elevados riscos, mas em contrapartida também possui benefícios, faz com que esta esteja a gerar variadas discussões a níveis internos e externos do país. Esta é vista como uma possível fuga ao alto consumo, e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias, é preciso fazer um balancete dos seus prós e contras.

Energia Nuclear
A energia nuclear está nonúcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatômicas. Esta é  liberada sob a forma de calor e energia eletromagnética pelas reações nucleares.
Esta energia provém do tório e do plutônio, mas nos principais casos do urânio.
Resíduos Nucleares
Cada central nuclear converte, através de fissão nuclear, barras de urânio em resíduos nucleares altamenteradioativos, por isso são protegidos e armazenados de forma segura fora do alcance das pessoas, animais e plantas durante milhares de anos.
Até hoje não se sabe como se devem armazenar os resíduos nucleares e o que fazer com eles. Não existe em qualquer parte do mundo um método seguro para fazê-lo.
Enquanto um reator nuclear esta em funcionamento, partes do urânio são convertidos em outrosmateriais, que vão se depositando nos elementos combustíveis. O combustível perde a sua eficiência na produção de calor, tornando-se assim necessária a sua substituição.
O combustível usado é removido do reator, arrefecido em água e sujeito a um reprocessamento, onde se geram três grupos de materiais:
• Urânio, que irá novamente servir de combustível;
• Plutônio, também utilizado comocombustível e em alguns casos utilizado como material de armamento;
• Lixo nuclear.
Tipos de lixo nuclear
Lixo de alto nível
São os resíduos que contem produtos gerados durante o processo de fissão, com altos níveis de radioatividade. A radioatividade liberada por este resíduo degenera-se com relativa rapidez no início, embora continue perigoso durante milhares de anos devido ao seuconteúdo actinídeo, esses materiais possuem uma radioatividade de baixa intensidade, mas possuem uma vida muito longa.
Lixo de nível intermediário
Este lixo é produzido em variados processos que envolvem materiais radioativos, embora sejam menos perigosos que os resíduos de alto nível.
Lixo de baixo nível
Este tipo de lixo é produzido por hospitais, laboratórios, indústrias e centraisnucleares, devem ser manuseadas com alguma precaução.
A descarga destes tipos de resíduos radioativos no ambiente é bastante perigosa, podendo causar danos para o Homem e para o restante do ecossistema.

Impacto Ambiental da energia Nuclear

Efeitos das radiações
Nos seres vivos os efeitos causados pela exposição à radioatividade manifestam-se a dois níveis:
• Nível somático,cuja expressão máxima é a morte.
• Nível genético, que é responsável pelo aumento de mutações, podendo assim originar aberrações genéticas nas gerações posteriores.
Estes efeitos dependem da natureza da radiação, do seu tempo de vida, da intensidade e dos órgãos onde esta é acumulada, e tal como varia os efeitos, também varia a sua capacidade de penetração nos tecidos.
Os nêutrons e os...
tracking img