Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



A população de todo o mundo, após a catástrofe sofrida no Japão por um tsunami seguido de terremotos, está muito preocupada, não somente com quem já foi vitimado, mas principalmente com o perigo iminente de ocorrer uma explosão nos reatores que foram danificados, expondo e contaminando a todos a radiação que foi e ainda será liberada.

Com base nestesacontecimentos, nesta pesquisa, pretendemos apresentar o que vem a ser a energia nuclear, as formas de produção e como funciona o processo, respondendo a seguinte questão: Tendo em vista as vantagens e desvantagens da utilização da energia nuclear, será que os riscos ao meio ambiente e suas consequências para o ser humano são justificáveis?

Neste trabalho, temos como objetivo principal, analisaropiniões diversas de especialistas renomados, verificando as soluções cabíveis e viáveis com a intenção de elencar as possibilidades de se obter o máximo de segurança possível, minimizando os riscos de acidentes.

A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem quantitativa.





































2. HISTÓRICOA descoberta da tecnologia nuclear trouxe muitos benefícios, quando usada para gerar energia elétrica, mas também gerou muita preocupação, pois com o seu uso para o fim bélico, com, por exemplo, as bombas nucleares, o perigo dos resíduos gerados pelas usinas nucleares, que se expostos ao meio ambiente de maneira incorreta pode gerar grandes catástrofes e também o risco de acidentes nas usinascaso ocorra alguma falha nos sistemas de segurança.
1. CRONOLOGIA
A cronologia apresentada a seguir foi escrita com base em texto da Revista Atualidades Vestibular / ENEM 2011, por Claudio Soares, 2011.


1898 – Marie Curie elabora o conceito da radiotividade.
1905 – E=mc² - Albert Einstein desenvolve a teoria segundo a qual uma pequena quantidade de matéria pode ser convertida em umaenorme quantidade de energia.
1932 – Aprimeira fissão nuclear é promovida em laboratório. Os resultados comprovam a teoria de Einstein.
1934 – Surge a idéia de usar a fissão em cadeia para gerar energia.
1938 –Cientistas alemães demonstram a fissão nuclear do urânio por neutrôns.
1942 – Na Universidade de Chicago, Enrico Fermi constroi o primeiro reator nuclear, obtendo a reação de fissão emcadeia.
1945 – Hiroshima e Nagasaki são arrasadas por duas bombas atômicas, que matam 170 mil pessoas.
1949 – A União Soviética detona seu primeiro aterfato atômico.
1952 – Os EUA testam a bomba de hidrogênio. O Brasil funda seu primeiro centro de pesquisa nuclear.
1953 – A União Soviética explode sua bomba de hidrogênio. A permanente tensão entre as potências nucleares alimentam a guerra fria.1954 – Os EUA lançam ao mar o primeiro submarino nuclear.
1955 – Inicia-se o fornecimento de eletricidade de origem nuclear nos EUA.
1956 – É instalado na USP – SP, o primeiro reator nuclear de pesquisas do hemisfério sul.
1957 – Na Inglaterra, um acidente em um reator nuclear militar provoca o vazamento de uma nuvem contaminada. Criada a Agência Internacional de Energia Atômica.
1962 – Os EUAflagram mísseis nucleares soviéticos em Cuba. A crise põe o mundo sob ameaça de querra atômica. No fim os mísseis saem da ilha.
1964 – A China testa sua bomba atômica. A essa altura, França e Reino Unido também possuem ogivas nucleares.
1968 – Lançado o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).
1974 – A Índia detona sua primeira bomba atômica.
1975 – O Brasil assina um acordo para aconstrução de Angra I com a Alemanha.
1979 – Em segredo, militares brasileiros iniciam o programa para desenvolver a tecnologia de enriquecimento de urânio. Acidente na usina de Three Mile Island (EUA).
1981 – Início do funcionamento de Angra I.
1986 – Acidente de Chernobyl (URSS).
1987 – O governo brasileiro anuncia que o país tem tecnologia para o enriquecimento de urânio. Acidente radioativo de...
tracking img