Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Depois de ficar algum tempo em plano secundário, a energia nuclear volta a ser uma opção concreta em vários países, incluindo o Brasil.
A necessidade de ser auto-suficiente em energia, a escassez de fontes para isso e a ameaça cada vez mais onipresente do aquecimento global tem feito o mundo olhar com bons olhos para a energia nuclear.
AlbertEinstein propôs que a massa pode ser convertida em energia ou energia pode ser convertida em massa numa reação nuclear.








































2. ENERGIA NUCLEAR

Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a existência de uma energia nos núcleos dosátomos com mais de uma partícula para manter essa estrutura.
A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a ENERGIA NUCLEAR, isto é a energia de ligação dos núcleos (partículas do núcleo).
De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho.


2.1. UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NUCLEARUma vez constatada a existência da energia nuclear, restava descobrir como utilizá-la. A forma imaginada para liberar a energia nuclear baseou-se na possibilidade de partir-se ou dividir-se o núcleo de um átomo “pesado”, isto é, com muitos prótons e nêutrons, em dois núcleos menores, através do impacto de um nêutron. A energia que mantinha juntos esses núcleos menores, antes constituindoum só núcleo maior, seria liberada, na maior parte, em forma de calor (energia térmica).


2.2. RECURSO ENERGÉTICO UTILIZADO

Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear, o urânio e o Tório, dois minérios radioativos, embora seja o urânio o mais utilizado e conhecido, devido as suas reservas serem abundantes, o que não se põe em causa o seuesgotamento a curto – médio prazo. O urânio é utilizado como combustível nos reatores nucleares, sob a forma de óxido, de liga metálica, ou ainda, de carboneto.
Certos reatores utilizam o urânio natural, mas a grande maioria, como o caso dos reatores moderados e arrefecidos com água normal, que equipam mais de dois terços das centrais nucleares usam como combustível, o urânioenriquecido.
O urânio é um elemento químico de símbolo U e de massa igual a 238 (92 prótons e 146 nêutrons). O urânio quando se encontra á temperatura ambiente encontra-se no estado sólido, este foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioatividade, foi descoberto em 1978.


3. FISSÃO NUCLEAR

A fissão é o processo de “rompimento” de um núcleo pesado em dois oumais fragmentos menores, libertando assim uma grande quantidade de energia. Esta fissão nuclear ocorre através do bombardeamento do núcleo atômico pesado e instável com nêutrons, esta fissão raramente ocorre de forma espontânea na natureza.
O urânio-235, por exemplo, é um dos núcleos relativamente mais físseis. Ele primeiro absorve um nêutron bombardeador para formar um núcleo instável,urânio-236. Este núcleo instável então se rompe em dois mais estáveis, além de dois ou três nêutrons. Por exemplo, o urânio-236 pode se desintegrar em núcleos de bário e criptônio.
[pic]

Na realidade, em cada reação de fissão nuclear resulta, além dos núcleos menores, dois a três nêutrons, como conseqüência da absorção do nêutron que causou a fissão. Torna-se, então, possível queesses nêutrons atinjam outros núcleos de urânio-235, sucessivamente, liberando muito calor. Tal processo é denominado reação de fissão nuclear em cadeia ou, simplesmente, reação em cadeia
Este processo, de reação em cadeia, tem de ser realizado de forma controlada em condições de segurança absoluta, pois caso contrário pode provocar terríveis acidentes libertando altos níveis de...
tracking img