Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo


Muitos ouvem falar em energia nuclear, bombas atômicas, e em outras áreas, mas sem mesmo saber o que significa, onde se usa, e de onde vem. Nessa monografia, será falado sobre todos esses temas, desde as primeiras teorias atômicas, passando pelo uso dessa energia na 2ª Guerra Mundial, as primeiras bombas atômicas, seu desenvolvimento e funcionamento, o pós-guerra, com o usopacífico da energia nuclear, tanto em usinas nucleares para geração de energia elétrica, e o seu uso na medicina atual.
Palavras-chave: Energia nuclear, radiação, elétron, nêutron, próton, radiação, fissão nuclear, fusão nuclear, reação em cadeia, bomba atômica.
























Sumário


1- Introdução - Início da Teoria Atômica 4
2- Primeiras descobertas 5
2a-Radiação alfa 5
2b- Radiação beta 6
2c- Radiação gama 6
3- Fissão Nuclear 8
4- Fusão Nuclear 9
5- A 2ª Guerra Mundial 10
5a- O Projeto Manhattan 11
5b- As bombas de Hiroshima e Nagasaki 13
6- Energia nuclear pós-guerra 15
7- Usinas Nucleares 15
7a- Funcionamento 15
7b- Controle da fissão 16
7c- Precauções 16
8- Medicina Nuclear 17
9- Conclusão 19
10-Anexos 20
11- Referências Bibliográficas 22
































1- Introdução - Início da Teoria Atômica



A Teoria Atômica foi criada aproximadamente em 500 a.C., por filósofos gregos, que acreditavam que tudo no universo era feito de uma partícula pequena e indivisível, o átomo. Acreditavam que todas as sensações e consciência eram causadaspor vibrações desses átomos.
Porém essa hipótese foi esquecida, e somente foi retomada no início do século XIX, com estudos e descobertas de vários físicos e cientistas, como a teoria atômica de John Dalton, publicada em 1803, que foi o pontapé inicial para as outras teorias e descobertas que viriam depois, como a descoberta da radioatividade no urânio, pelo francês Henri Becquerel, em 1896.2- Primeiras descobertas


A polonesa Marie Curie e seu marido, o francês Pierre Curie, pesquisaram a fundo a radiação e descobriram vários elementos químicos novos muito radioativos (como o rádio, o polônio e o tório), demonstrando que a radioatividade não era só do urânio. Mostraram também que as partículas que constituíam alguns tipos de radiação vinham do interior dos átomos.Também foi descoberto que a radiação possui três tipos: Radiações alfa, beta e gama:



2a- Radiação alfa



Núcleos atômicos instáveis, geralmente, de elevada massa atômica, emitem radiação alfa, que é constituída por dois prótons e dois nêutrons. Esta é a forma “mais rápida” de procurar a estabilidade, pois cada partícula alfa tem número de massa igual a 4. Sendo assim, a cadapartícula alfa emitida por um núcleo instável, a sua massa diminui de 4 unidades.
Estas partículas liberadas possuem alta energia cinética, ou seja, alta “energia de movimento”, pois o núcleo, além de liberar os prótons e nêutrons, também libera energia, na forma de energia cinética das partículas. No entanto, essas partículas possuem baixo poder de penetração.



2b- Radiação betaUma outra forma de um núcleo atômico se estabilizar é quando existe um número bem maior de nêutrons do que de prótons. Nesse caso poderá ocorrer a transformação de um nêutron em um próton. Para esta transformação ocorrer, e a quantidade de prótons aumentar em relação à de nêutrons, é necessário que ocorra a liberação de um elétron pelo núcleo atômico. Ou seja, o núcleo atômico irá emitir,liberar, um “elétron”, ou melhor, uma sub-partícula carregada negativamente, também conhecida como partícula beta, ou beta menos, b-.
As partículas beta possuem alta energia cinética e poder de penetração superior ao das partículas alfa. O seu poder de penetração superior é devido ao fato da partícula possuir massa muito inferior à da partícula alfa. Mesmo que a partícula beta, possua...
tracking img