Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemática da Energia Nuclear e seus avanços na Medicina

Sandeilson Bezerra Nunes

Resumo

Este trabalho apresenta elementos de meu interesse em relação à problemática energia nuclear e seus avanços na medicina que são fundamentais para o homem, pois ela é uma fonte limpa de energia e como todas as outras, porém tem suas questões.

Palavras-Chave: Energia Nuclear, Medicina, aplicações.Introdução e um breve Histórico

Este artigo científico vai falar sobre a energia nuclear, as conseqüências do uso dessa energia, propriedades dessa energia e o modo de como ela deve ser trabalhada. Irá também abordar assuntos sobre grandes catástrofes atômicas e sua função da energia nuclear na medicina.

A Teoria Atomística foi edificada inicialmente no quinto séculoantes de Cristo pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. Na sua Teoria Atomística, Demócrito afirma que o Universo tem uma constituição elementar única, que é o átomo, partícula indivisível e invisível. Impenetrável e animada de movimento próprio. As vibrações dos átomos provocam todas as nossas sensações. Lito Lucrécio Caso, célebre poeta romano (95-52 a.C.), reproduziu em seus poemas as idéiasde Demócrito no seu livro "DE RERUM NATURA", muito divulgado na época do Renascimento. Somente no início do século XIX, que os pesquisadores em química retornaram à hipótese atômica. Esta hipótese foi proposta por John Dalton em 1803 e a teoria atômica apresentada no livro "A NEW SYSTEM OF CHEMICAL PHILOSOPHY". Os postulados fundamentais de Dalton são os seguintes:

O Primeiro: Oselementos químicos consistem de partículas discretas de matéria, os átomos, que não podem ser subdivididos por qualquer processo químico conhecido e que preservam a sua individualidade nas reações químicas.

O Segundo: Todos os átomos do mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, particularmente em seus pesos; elementos diferentes têm átomos diferentes em peso. Cada elemento écaracterizado pelo peso dos seus átomos.

O Terceiro: Os compostos químicos são formados pela união de átomos de diferentes elementos em proporções numéricas simples, isto é: 1:1, 1:2, 2:1, 2:3, etc. Com a finalidade de interpretar as leis volumétricas de Gay-Lussac (1805-1808), em 1811, Amadeo Avogadro, Conde de Quaregna e Cerreto, professor de Turim, Itália, estabeleceu a hipótese daexistência de moléculas que correspondem ao agrupamento de átomos. Os gases que têm moléculas formadas de um único átomo são monoatômicos, de dois átomos, diatômicos. Após o ano de 1834, a interpretação das leis de Eletrólise, de Michael Faraday, concluiu que os átomos transportavam cargas elétricas. No ano de 1869, o químico russo Dmitri Men-deleev apresentou uma classificação periódica dos elementos,na qual os átomos eram distribuídos em função dos seus pesos atômicos.

O primeiro modelo de átomo foi apresentado por J. J. Thomson (1856-1940). O modelo é conhecido como o "pudim de ameixas". O átomo é constituído por um núcleo positivo (o pudim) no qual se acham incrustados os elétrons (as ameixas). J. J. Thomson é um dos principais físicos do período de transição entre a FísicaClássica do Século XIX e a Física Moderna do Século XX. Foi o fundador da Escola eletrônica de Cambridge e dirigiu o Laboratório de Física dessa universidade até 1918. Sendo substituído por seu assistente Rutherford. Dividiu com Loreniz a honra de haver iniciado o estudo do elétron, um dos capítulos da física de maior prosperidade no início do século, tendo recebido por seus trabalhos o Prêmio Nobel em1906. Por intermédio da utilização de campos elétricos e magnéticos, determinou a relação entre a carga e a massa das partículas constituintes dos raios catódicos e identificou que eram feixes de elétrons. Robert A. Millikan. Físico americano, professor da Universidade de Chicago, trabalhou durante nove anos (1909-1917) na determinação da carga do elétron na sua célebre experiência da gotícula...
tracking img