Energia hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Hidráulica

A energia hidráulica é a energia cinética do movimento da água. Essa energia é obtida através da energia potencial de uma massa de água.O movimento da água é utilizado em barragens para produzir eletricidade. A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da águacontida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realizaessa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elementodessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.
Para que essa energia seja gerada de formacontínua no tempo é necessário que haja um grande fluxo de água. Lagos, rios são utilizados para manter esse fluxo, porem é necessário que haja um suprimento de águaao lago caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada.
Algumas vantagens desse sistema de geração de energia é quepodem ser feitos com baixíssimos custos e não polui o meio ambiente. Porem como em todo sistema existe a parte negativa, como a construção de centraishidroelétricas, geralmente exigem a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas e alem disso dependendo do tipo de relevo eda região onde se encontra o empreendimento, as hidroelétricas podem também ocasionar o alagamento de terras e o deslocamento de populações ribeirinhas.
tracking img