Energia do corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ / UEAP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O HOMEM E A PRODUÇÃO DA ENERGIA CORPORAL

Macapá
2012
MARIA DO SOCORRO FREITAS MORAES
MARIADO SOCORRO XAVIER DE MAORAES
MARÍLIA DO ESPÍRITO SANTO CUNHA
MARY LUCIAPINTO FIGUEIRA
ONEDINA SOARES DA SILVA
ONEIDE MARIA MENEZES BAIA

O HOMEM E A PRODUÇÃO DA ENERGIA CORPORAL

Projeto apresentado à disciplina FundamentosTeóricos Metodológico do ensino da Ciência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Universalidade do Estado do Amapá-UEAP / Curso de Pedagogia/PARFOR, como requisito avaliativo, sob orientação da Profª. Renata Almeida.

Macapá
2012
IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rei Davi.
Diretora: Renata Almeida
Professores: Maria do Socorro Freitas MoraesMaria do Socorro Xavier De Moraes
Marília do Espírito Santo Cunha
Mary LuciaPinto Figueira
Onedina Soares Da Silva
Oneide Maria Menezes Baia
Disciplinas: Ciências
Matemática
História
GeografiaPortuguês
Artes
Educação Física
Séries: 2º ano do Ensino Fundamental
Período: 1 a 30 de julho de 2012
Tema: O homem e a produção da Energia Corporal





JUSTIFICATIVA
O ensino de Ciências nas escolas deve ser visto com um olhar amplo no que diz respeito a melhoria da qualidade de ensino do nosso país. Pois sabemos da importância daprodução de energia para o corpo, mantermos uma vida saudável, desde a ingestão dos alimentos até à sua absorção pelo nosso organismo. Os seres humanos são seres heterotróficos e onívoros, ou seja, alimentam-se de outros organismos e mantêm uma alimentação muito variada, composta de produtos de origem vegetal e animal.É muito importante ter uma dieta balanceada, constituída por proteínas, vitaminas,sais minerais, água, carboidratos e lipídeos, que são as fontes de energia e matéria-prima para o funcionamento das células.
Partindo desse pressuposto, o seguinte projeto, visa apresentar propostas de uma alimentação saudável, sendo que a criança está começando a formar conceitos, conhecendo o processo de como o organismo produz energia.
O nosso organismo consegue produzir grande partedas substâncias de que necessita, a partir da transformação química dos nutrientes que ingerimos com a alimentação. Mas existem outras substâncias nutritivas que não são produzidas pelo nosso organismo, sendo necessário obtê-las prontas no alimento. Essas substâncias são chamadas de nutrientes essenciais e, além das vitaminas, podemos citar alguns aminoácidos que o corpo não consegue produzir,como isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina, chamados de aminoácidos essenciais.
Assim na infância é a fase inicial onde ocorre a formação e crescimento. A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento adequados. Nesta fase é importante respeitar horários e refeições a serem realizadas. A criança deve comer cereais,verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. Os pais não devem estimular o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional.



OBJETIVOS
* Investigar os alimentos que contribuem para repor as energias do organismo;
* Entender como o organismo humano produz energia.

METODOLOGIA
O projeto será divido em etapas / aulas dialogadas e práticas,como seguinte esquema abaixo:
1ª etapa/aula
Na primeira aula, perguntar aos alunos sobre a rotina alimentar deles: "Quais alimentos vocês costumam ingerir em quais horários?". Depois de algumas respostas, eles vão perceber que a maioria se alimenta em horários parecidos (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite ou ceia). Escreva essa rotina no...
tracking img