Energia alternativa processo de desevolvimento tecnologico, economico e ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
III ENCONTRO DA ANPPAS
23 a 26 de maio de 2006
Brasília - DF

ENERGIA ALTERNATIVA PROCESSO DE DESEVOLVIMENTO TECNOLOGICO, ECONOMICO E AMBIENTAL

Alcides José de Omena Neto
PRODEMA-UFAL

ENERGIA ALTERNATIVA PROCESSO DE DESEVOLVIMENTO TECNOLOGICO, ECONOMICO E AMBIENTAL

Alcides José de Omena Neto1
1Contador, Mestrando do PRODEMA-UFAL

Resumo

Na função da sociedade hodierna, aenergia é uma variável de total importância, não há muito o que pensar em crescimento e desenvolvimento, sem que esta matriz esteja inserida, só que os rumos tomados precisam ser revisto e certos conceitos já incorporado ao sistema vigente, e, que até então vistos como intocáveis, necessitam urgentemente de uma reformulação quanto a sua ação técnico-cientificos. Neste paradigma podemos afirmar que umdos maiores saltos de progresso da humanidade foi sem dúvida nenhuma o domínio do conhecimento da geração de energia, pois a partir da mesma foi possível mecanizar trabalhos que antes eram meramente manuais ou simplesmente impossível pela ação única do homem. Podemos afirmar sem medo de errar que não existe desenvolvimento sem energia, esta premissa esta consolidada na formatação de desenvolvimentohistórico da humanidade. Levar ao campo da discussão acadêmica o questionamento da produção e do consumo de energia elétrica alternativas, renováveis e de baixo impacto ecológico. Quantificar o quanto se produz, o quanto se consome. Qualificar quem produz e quem consome, e, a que nível. Mensurar economicamente e contabilmente os impactos ambientais e sociais da produção e do consumo, eis aquestão.

Os conceitos energéticos
É a partir do momento em que o homem começa a investigar e construir o seu conhecimento, que uma das mais intrigantes força existente no complexo mundo habitado, é questionada e desejado o seu uso e controle, esta força é a “Energia”, e o que é Energia? Segundo o "mestre Aurélio" (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira):
Energia. [Dogr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se exerce uma força. 2. Força moral; firmeza. 3. Vigor, força. 4. Filos. Segundo Aristóteles, o exercício mesmo da atividade, em oposição à potência da atividade e, pois, à forma; energéia. 5. Fís. Propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. [A energia pode ter várias formas (calorífica, cinética, elétrica, eletromagnética,mecânica, potencial, química, radiante), transformáveis umas nas outras, e cada uma capaz de provocar fenômenos bem determinados e característicos nos sistemas físicos. Em todas as transformações de energia há completa conservação dela, i. e., a energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da termodinâmica). A massa de um corpo pode-se transformar em energia, e a energia sobforma radiante pode transformar-se em um corpúsculo com massa.]
Pode-se dizer que “Energia” é a condição preponderante para que uma determinada massa realize movimento, partindo do principio de que nós humanos somos formados de matéria e energia e que uma depende da outra, e estando sempre em constante transformação, e assim, não há uma criação de nova energia, mas um ciclo completado pelo estagio“Matéria X Energia X Matéria X.....”, em um infinito ciclo, e de forma que não compreendemos matéria sem energia e energia sem matéria.
A Energia estar sempre em movimento, e flui de forma contínua, por condutores específicos e em ambas direções, a sua propagação é constante e por estar sempre em movimento, tem-se uma das maiores dificuldades para a sua completa manipulação que é acumular ou estocarenergia, condição esta ainda não dominada pelo homem.
Assim, no ato de geração de eletricidade a partir das águas de um rio, a turbina é colocada no caminho da água e realiza a transformação do seu movimento (energia cinética) em energia elétrica. Em uma central termoelétrica a gás, é realizada a transformação da energia química das moléculas que constituem o gás natural primeiro em...
tracking img