Eneagrama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INVENTÁRIO DE DESCOBERTA DO ENEAGRAMA
Elaborado por Virgínia A. Price, PhD & David N. Daniels M.D


(A)Eu me considero uma pessoa quieta e analítica que precisa de mais tempo sozinha do que a maioria das pessoas precisa.
Normalmente prefiro observar o que está acontecendo a estar envolvido. Não gosto que as pessoas me façam muitas exigências ou que esperem que eu saiba e relate o queestou sentindo.
Eu me aproximo mais dos meus sentimentos quando estou só do que quando estou com outras pessoas.
Freqüentemente aprecio melhor, as experiências que tive recordando e repassando cada detalhe delas, do que quando às vivenciei.
Quase nunca me aborreço quando estou só, uma vez que tenho uma vida mental muito ativa e não sinto muita necessidade de estar interagindo com outras pessoas.É importante para mim, proteger meu tempo, energia e espaço privado e em conseqüência, viver uma vida simples e descomplicada e ser tão auto-suficiente quanto possível.


(B) Tenho altos padrões internos de retidão, e espero viver segundo esses padrões. É fácil para eu ver o que está errado com as coisas, e também ver como elas poderiam ser melhoradas. Posso transparecer para algumas pessoasque sou extremamente crítico ou perfeccionista, mas é difícil para eu ignorar ou aceitar coisas que não foram feitas de modo correto.
Orgulho-me do fato de que, se sou o responsável por fazer algo, você pode estar certo de que o farei bem.
Às vezes tenho sentimento de raiva quando alguém não tenta fazer as coisas apropriadamente, ou age irresponsável ou injustamente, embora, normalmente tentonão demonstrar essa raiva abertamente. Para mim o trabalho vem antes do prazer, e suprimo meus desejos tanto quanto necessário para ver o trabalho concluído.


(C) Encaro as coisas de uma maneira “tudo ou nada”, especialmente as que me interessa. Valorizo muitíssimo ser forte, honesto e confiável. Mostro aquilo que sou. “Não confio” nos outros até que provem serem confiáveis.
Gosto que aspessoas sejam abertas comigo, e sei quando estão sendo falsas, mentindo ou tentando manipular-me, melhor do que qualquer outro.
Tenho dificuldade em tolerar a fraqueza das pessoas, a menos que entenda a razão de sua fraqueza ou veja que elas estão tentando fazer algo a respeito. Também tenho dificuldade em seguir ordens ou rumos quando não respeito ou não concordo com a pessoa que detêm a autoridade.Sou muito melhor tomando conta. Acho difícil não demonstrar meus sentimentos quando estou zangado. Estou sempre pronto para socorrer amigos ou familiares, especialmente quando penso que estão sendo tratados injustamente.
Posso não vencer cada um dos confrontos com os outros, mas deixarei minhas marcas no campo de batalha.


(D)Pareço apto a ver todos os pontos com muita facilidade. Posso mesmoparecer, às vezes, indeciso, uma vez que consigo ver vantagens e desvantagens em todos os aspectos. A habilidade em ver todos os aspectos me torna bom em ajudar as pessoas a resolver suas diferenças.
A mesma habilidade pode às vezes me levar a ser mais atento às posições, agendas e prioridades das outras pessoas do que às minhas próprias.
Não é incomum que eu me torne distraído, e em seguidadesligue-me de coisas importantes que estou tentando fazer.
Quando isso acontece, minha atenção é freqüentemente desviada para tarefas triviais, sem importância. Tenho dificuldade em saber o que é realmente importante para mim, e evito conflito seguindo os outros querem.
As pessoas tendem a me considerar despreocupado, agradável e indulgente. É preciso muita coisa para me levar a ponto de mostrara minha raiva diretamente para alguém. Gosto da vida confortável, harmoniosa e agradável.


(E)Sou uma pessoa otimista que gosta de propor coisas novas e interessantes para realizar. Tenho uma mente muita ativa que se move rapidamente e oscila entre diferentes idéias. Gosto de fazer uma imagem global de como essas coisas se encaixam, e fico entusiasmado quando consigo conectar conceitos que...
tracking img