Endoscopia digestiva e colonoscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENDOSCOPIA DIGESTIVA

A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. Aprimeira chama-se endoscopia digestiva alta e a segunda, colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assimcomo coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.
Inicialmente, examina-se o órgão como um todo, para verificar se há alguma alteração em seu revestimento. Na prevenção do câncer, é métodobem estabelecido, especialmente do câncer de estômago, esôfago e intestino grosso. Pequenas lesões, assim como lesões superficiais podem ser removidas durante o procedimento endoscópico, evitando-sedesta forma cirurgia convencional. A endoscopia, pode-se, também, examinar as vias biliares e pancreáticas.

Como se realiza?
Existe um receio dos pacientes quando lhes é solicitado endoscopia, porquea palavra endoscopia está associada a algo que vai nos impedir de respirar, ao mesmo tempo em que algo entrará em nosso organismo. Na realidade os procedimentos endoscópicos são indolores. Tanto aendoscopia alta quanto a baixa são efetuadas sob sedação endovenosa que não deixa o paciente sentir dor ou desconforto. A respiração do paciente é normal durante o exame, e sua oxigenação é controladaatravés de equipamentos. A duração do exame de endoscopia digestiva alta é de 5 a 10 minutos e da baixa de 15 a 30 minutos, podendo prolongar-se em situações mais difíceis. É utilizado um tubo fino eflexível, chamado endoscópio, que possui lentes e luz próprias, permitindo a visibiliazação da mucosa através da outra extremidade do aparelho ou de um monitor de vídeo.

O que acontece após o exame?Você será conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando por 15 a 30 minutos, tempo suficiente para despertar completamente. Um familiar ou amigo deverá acompanhá-lo até a sua...
tracking img