Empuxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empuxo

Ao mergulharmos um corpo em um líquido sentimos que este corpo está “mais leve”, entretanto sua massa permanece constante e a atração gravitacional sobre ele ésempre a mesma. Quando um corpo está mergulhado em um líquido seu peso será um peso aparente devido à força do empuxo que o líquido faz sobre ele.
Teorema de Arquimedes“Todo corpo sólido mergulhado num fluido em equilíbrio recebe uma força de direção vertical e sentido de baixo para cima de intensidade igual ao peso do líquidodeslocado.”
Ou seja, quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce, sobre o corpo uma força de sustentação, isto é uma força dirigida paracima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobre o corpo mergulhado. O valor doempuxo, que atua em um corpo mergulhado em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.
Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter asseguintes condições:
* se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
* se eleafundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P);
* se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maiordo que a intensidade da força peso (E > P).
A intensidade do empuxo será dada por:
E = P = m.g
dliq = mliq/Vliq (densidade de um líquido).
E = dliq.Vliq.g
Exemplo:1) Um bloco de madeira (dc = 0,65 g/cm3), com 20 cm de aresta, flutua na água (dagua = 1,0 g/c3) . Determine a altura do cubo que permanece dentro da água.



[pic]
tracking img