Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: ENGENHARIA BÁSICO Disciplina: Tópicos de Física Geral e Experimental (TFGE)
Instituto de Ciências Exatas e tecnologia

NOTA

Série: 1º Período Prova: NP1

Turno: Matutino

Campus Flamboyant - Goiânia

Professor: Clodoaldo Valverde e Florisberto RA: Turma:

Nome do aluno: Assinatura do aluno:

Data da Prova: 15/04/2011

Objetivo: Esta avaliação tem por objetivo verificar acapacidade do aluno de interpretar, assimilar e gerenciar informações no que diz respeito à ciências físicas e ciências correlatas. INSTRUÇÕES Essa avaliação compreende testes de múltipla escolha e questões discursivas. Indique apenas uma resposta para cada teste, sem quaisquer rasuras. As questões discursivas deverão ser respondidas exclusivamente no espaço destinado às respostas. Não é permitidoutilizar folha adicional para cálculo ou rascunho. Faça a prova com tinta azul ou preta, desligue o celular e observe o tempo disponível para resolução. Tempo de prova: 80 minutos. QUESTÃO 01 (1,0 pto.)

1. 2. 3. 4. 5. 6.

"Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamentalpara sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real." (Stephen Hawking, "Uma breve história do tempo") O "famoso conflito com a Igreja católica" a que se refere o autor corresponde: a) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis aodesenvolvimento das ciências modernas; b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico; c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja; d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza; e) à defesa da superioridade da cultura gregada antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.
QUESTÃO 02 (0,5 pto.)

Considere as afirmativas abaixo: I. O objetivo da experiência de Equilíbrio Estático de uma Barra era o de realizar o estudo do equilíbrio de uma barra submetida a um sistema de forças coplanares e não concorrentes de forças. II. Uma das possíveis causas de erro no experimento de baricentro erao fato de considerarmos o baricentro na superfície da peça, quando na realidade ele está localizado dentro da peça. III. No experimento de Mesa de Forças, o objetivo era o de realizar o estudo do equilíbrio estático de um ponto material, ou seja ΣFx = 0 e ΣFy = 0. É (São) correta(s): a) Nenhuma. b) Somente a primeira e a segunda. c) Somente a terceira. d) Somente a segunda e a terceira. e) TodasProfessor MSc. Clodoaldo Valverde

Página 1 de 5

QUESTÃO 03 (1,0 pto.)

Quais foram os primeiros os desenvolver modelos mecanicistas? a) Descartes e os cartesianos; b) Newton e Galileu; c) Demócrito e Aristóteles; d) Arquimedes e os gregos; e) Newton e Aristóteles.
QUESTÃO 04 (1,0 pto.)

As ilustrações abaixo representam duas situações em que duas crianças de mesmas massas brincam degangorra num parque. Ao analisá-las, pode-se concluir:

a) Embora os pesos das crianças que atuam sobre a gangorra sejam os mesmos, o efeito dessas forças se altera, quando a distância das crianças em relação ao eixo O varia. b) Embora os pesos das crianças que atuam sobre a gangorra sejam os mesmos, o efeito dessas forças não se altera, quando a distância das crianças em relação ao eixo Ovaria. c) A situação de equilíbrio da gangorra apresentada na ilustração 1 se dá especificamente pelo fato das crianças terem mesmas massas. d) A situação de equilíbrio da gangorra apresentada na ilustração 1 se dá simplesmente pelo fato das crianças exercerem forças iguais sobre a gangorra. e) A situação de desequilíbrio da gangorra apresentada na ilustração 2 somente é possível se as crianças...
tracking img