Empuxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo sobre o Empuxo

Você já percebeu que os objetos parecem ficar mais leves quando imersos na água? É fácil verificar isso. Verifique o peso de um objeto antes de colocá-lo dentro da água edepois de imerso na água. A perda aparente de peso depende do material utilizado (na realidade, depende de sua densidade). Alguns chegam a "perder" todo o peso (eles bóiam). Por que alguns objetosbóiam na água? Por que um navio de aço flutua? A explicação para isso é que o líquido exerce uma força vertical (para cima) sobre os objetos imersos nele. Portanto, sobre um objeto parcial ou totalmenteimerso num fluido devemos considerar mais uma força: o empuxo.

Palavras chave: empuxo, densidade volumétrica, peso

Introdução

Uma das histórias mais conhecidas sobre os trabalhos dogrande filósofo, matemático e físico Arquimedes viveu no século III a.C., na cidade de Siracusa, uma colônia grega situada na Sicília (Sul da Itália). Refere-se à genial solução dada por ele ao "problemada coroa do Rei Hieron".
O rei havia prometido aos deuses, que protegeram em suas conquistas, uma coroa de ouro. Entregou, então, certo peso de ouro a um ourives para que este confeccionasse a coroa.Quando o ourives entregou a encomenda, com o peso igual ao do ouro que Hieron havia fornecido, foi levantada a acusação de que ele teria substituído certa porção de ouro por prata. Arquimedes foiencarregado, pelo rei, de investigar se esta acusação era, de fato, verdadeira.
Conta-se, que ao tomar banho (em um banheiro público) observando a elevação da água a medida que mergulhava seu corpo ,percebeu poderia resolver o problema. Entusiasmado, saiu correndo para casa, atravessando as ruas completamente despido e gritando a palavra grega que se tornou famosa: "Eureka! Eureka!" (isto é: "Achei!Achei").
E realmente Arquimedes consegui resolver o problema da seguinte maneira:
1º - Mergulhou em um recipiente completamente cheio d'água uma massa de ouro puro, igual à massa da coroa, e...
tracking img