Empresas que estao praticando a sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4.
No conhecido livro, As duas culturas, ele discorre acerda da distância cultural entre os dois mundos que frequentava: o da física e o da literatura. Segundo ele, ‘’os dois grupos (cientistas e escritores) pararam de se comunicar e, em termos morais e clima psicológico, tinham tão pouco em comum ‘’. Ele não havia maneira de criar pontes entre dois grupos. Os assuntos eram diferentes e osvalores também. Não havia possibilidade de diálogo entre as duas áreas do conhecimento. Para entrar mais fundo nesse assunto, podemos pedir emprestado um par de conceitos polares, propostos por B. Pascoal. Trata-se da antinomia entre esprit géometrique e esprit de finesse. O primeiro caracteriza, sobretudo, os estilos das ciências naturais. É que hoje chamaríamos de capacidade analítica, nelesprimam clarezas, o rigor, as definições operacionais e as teorias amplamente verificáveis empiricamente, as duas categorias de profissões mais próximas desse tipo de cognição são chamadas de ‘’científicas’’ e ‘’técnicas’’. Eram discípulos dessa linha intelectual os físicos que conviviam em Snow. De um lado, há áreas que se alinham com os filósofos, tipicamente, são as ciências socias. De outro,aquelas que se aproximam de uma formulação analítica tão rigorosa que pode gerar algoritmos, pelo menos em tese, um computador porderia reproduzir tudo que faz um cientista, para ficar mais gráfica a metáfora, são pensamentos que um robô poderia aprender. Jamais iremos nos livrar desta anatomia, jamais vamos encontrar um equilíbrio entre os dois polos que satisfaça a todos. Mas poderemos avançar umpouco mais na compreensão das diferentes entre disciplinas. No caso, falaremos de três profissões que estão próximas fisicamente, pois podem estar no mesmo departamento. Mas são distantes, nos seus estilos cognitivos: contabilidade, economia e administração. Como toda profissão, há aspectos paralelos ao seu exercício e que, nem por isso, deixam de ser crpiticos. Como a crônica recente demonstroucabalmente, o lado ético da profissão não ´pde ser descuidado. Desastres como o da Enrom dão respaldo á tese de que mesmo uma profissão eminentemente técnica tem seus aspectos éticos, cujas transgressões podem trazer terremotos maiores.
Passamos agora á economia. Apesar de que muitos departamentos são de ‘’ Economia e Contábeis’’ as distâncias entre duas disciplinas são muito frandes. Aeconomia é a mais velha e a amais madura das ciências socias. A sociologia só ganha certa independência e foros de ciências na virada do século XIX para o XX, com Émile durkheim. Em contraste, a economia se consolida com Adam Smith, na metade do século XVIII. No início do século XX, Marshall começa a expressar matematicamente as suas leis em meados do século XX, A. Samuelson ganha prêmio nobel oirhaver traduzido as leis da economia em um sistema de equações. A economia é uma ciência social, mas dado o fato de que quase tudo pode ser reduzido a um denominador comum monetário a sua estrutura formal se aproxima da física. Portanto, é a ciência que se traduz mais integralmente em formulções matemáticas, ou seja, economia se tornou uma ciência social com estrutura formal de ciência física, foi umsalto excelente.

4.2
Nos cursos superiores mais convencionais, não haveria sentindo em definir de forma tão radical o perfil dos professores, mas a antinomia entre professores com prática e professores com mais forte formação teórica é igualmente serevera. O ideal é que todos tivessem muita prática e mais um Ph. D, mas se em qualquer lugar isso é difícil, no nosso país é uma quimeirapatética. O que vimos acontecer no Brasil foi um movimento pendular de grande amplitude. Um levantamento mostrou que, na década de 50, pesquisadores brasileiros não publicaram um só título nos periódicos internacionais de primeira linha. Na década de 70, começaram a voltar os primeiros pós graduados. A financiadora de estudo e projeto e as outras agências financiavam a criação de mestrados e depois...
tracking img