Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os combustíveis fósseis são fontes de energia não renováveis, originadas da decomposição da matéria orgânica de animais e plantas há milhões de anos. Embora estes combustíveis representem a parcela mais significativa da matriz energética mundial, nas últimas décadas, foram apontados como principais responsáveis pelo problema da poluição atmosférica.
Existem três grandes tipos decombustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Estes foram formados à milhões de anos atrás na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil.
Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais. Ou seja, tudo começa quando da morte das plantas, dos dinossauros e outras criaturas, segue-se pela decomposição dos corpos enterrados, nas camadasda debaixo da terra. São necessários dois milhões de anos para que estas camadas de matéria orgânica se transformem em pedra preta e dura a que chamamos o carvão, num líquido negro: o petróleo, ou ainda no gás natural.
Podemos verificar que os combustíveis fósseis podem ser encontrados debaixo da terra em muitos locais do nosso planeta. Cada um dos combustíveis fósseis é extraído dediferente maneira. O carvão retira-se de minas profundas através da escavação.
As companhias petrolíferas extraem o petróleo escavando poços muito fundos. O petróleo é então bombeado e trazido para a superfície terrestre (tal como o furo de água existente em algumas das casas campestres). Normalmente são transportados em tanques e barcos próprios até chegar à maioria dos países do mundo (é o queacontece em Portugal, pois quase todo o petróleo é exportado) depois de ser refinado.
Os combustíveis fósseis demoram dois milhões de anos para se formarem. Atualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram á mais de 65 milhões de anos no tempo dos dinossauros. Uma vez esgotados não é possível fabricá-los e temos que esperar muito tempo para voltarem a existir. Assim, émelhor preservá-los e poupá-los antes que esgotem. Eles não se renovam nem se fabricam.  
* Petróleo
O petróleo é um combustível fóssil de grande importância no nosso dia a dia.
Existem muitos produtos que derivam do petróleo, como por exemplo, os fertilizantes para as quintas, as roupas, a pasta de dentes, as garrafas e canetas de plástico. Quase todos os plásticos têm origem nopetróleo.
Com o desenvolvimento econômico e tecnológico, vivenciado nos últimos 100 anos, o petróleo firmou-se como a mais representativa fonte de energia no mundo. As suas diversas aplicações, seu baixo culto e alta produtividade são fatores que contribuíram para o destaque do “ouro negro”. Estima-se que ele represente em torno de 95% da energia utilizada no setor de transporte. Além disso, tem papelimportante na geração de eletricidade e serve como matéria-prima na produção de solventes, plásticos, tecidos sintéticos e fertilizantes. 
 
O petróleo se encontra na natureza junto a rochas sedimentares na crosta terrestre. Ocorre a formação de jazidas quando essas rochas são impermeáveis, fazendo com que o óleo fique concentrado. A extração depende da quantidade de gás nas jazidas.Havendo grande quantidade de gás, consequentemente a pressão interna impulsiona o petróleo para a superfície; então é utilizado somente um sistema de tubulação que possibilidade a transferência. Caso seja pequena a pressão interna, é necessário o auxílio de bombas de extração. Em seguida, o petróleo bruto é fracionado, a fim de que sejam obtidos os seus derivados úteis. O processo é chamado dedestilação fracionada e baseia-se na diferença entre os pontos de ebulição das substâncias constituintes, sendo possível, assim, separá-las e finalmente obter os produtos finais.  
* Carvão
O carvão é um combustível fóssil sólido, constituído por restos de plantas que cresceram em pântanos enormes e quentes, durante o período carbônico. Ao morrerem, as plantas caíram para os pântanos e foram...
tracking img