Empresas dos sonhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[

A escassez de profissionais qualificados está fazendo com que muitos que já se encontravam em época de se aposentar, permanecer no mercado de trabalho, com isso as organizações contam com um força de trabalho que junta três gerações totalmente distinta.
Lidar com a diversidade da força de trabalho, não é tarefa fácil para as instituições, as diferenças de valores,de ambições e pontos de vista são conseqüência das diferentes gerações .
Os Baby-boomers,são as crianças do pós-guerra, são egocêntricos em relação as outras gerações e cresceram com a necessidade de provar à si mesmos as suas capacidades. Valorizam os resultados
A geração X, que apesar de ter crescido à sombra dos Baby-boomers, tem focos totalmente distintos destes,são flexíveis e propensos as mudanças.
E a recém chegada geração Y, também designada de geração Net ou geração Next . São os filhos dos Baby-boomers e dos primeiros membros da geração X.
Integrar três gerações completamente diferentes, dentro do mesmo ambiente é um grande desafio, cada geração vivenciou momentos distintos da historia mundial,os quais influenciaramprofundamente nos seus comportamentos, valores e ambições.

As gerações x e y

1 A geração x

São considerados da Geração X os nascidos entre 1965 e 1980. Essa geração vivenciou importantes fatos históricos que tiveram profundos reflexos nos seu comportamento, como a Guerra Fria, a queda do muro de Berlim, a ditadura militar, a censura, a luta pela democracia, a descobertada AIDS; vivenciaram governos que marcaram a historia mundial e passaram por diversos choques econômicos, que trouxe muitas mudanças no seu comportamento e no seu modo de ver o mundo , esse fato ajuda a explicar o aparente desinteresse, cepticismo dessa geração.
Essa geração conhece bem o fenômeno chamado downsinzing,(que é a redução do numero de empregados de um organização, como proposito de tentar superar as crises). A cada crise varias mudanças, e aprender a lidar com elas é uma característica marcante dos Xs. Buscam o equilíbrio na vida profissional e pessoal, aprenderam que ter um emprego não é uma garantia de segurança, Alguns adotaram um estilo de vida onde o sucesso social, profissional e econômicos, são mais importantes do que os valores e interessesfamiliares.
Procuram ser qualificados nas atividades que exercem e tem grande facilidade para adaptar-se às diferentes funções, sejam elas individuais ou em grupos. Sabem lidar com as tecnologias e são indiferentes à autoridade.
Como lideres são:
a) Ecléticos - gostam de criar meios para agregar pessoas competentes de todas as classes e ideologias;b) Conciliadores - procuram um ponto de equilíbrio para manter o consenso, mesmo em situações que lhes pareciam contraditórias.
c) Pragmáticos – tomam decisões após analisarem todos os dados e estudado os prós e os contras da situação em questão, visando sempre os resulta
d) Transparentes – relatam os problemas e exige sinceridade de todos ligados a eles naorganização.
Um grande exemplo de lider da Geração X, é o presidente americano, Barack Obama.

2.2 A GERAÇÃO Y

São considerados da Geração Y, os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990, eles são os novos ingressantes na força de trabalho. Em geral estes jovens foram criados numa sociedade preocupada com a sua segurança, são filhos únicos ou vem de famílias com poucosirmãos, cresceram com os confortos da vida moderna . Eles são os filhos dos baby boomers e dos primeiros integrantes da geração X. Não viveram a ditadura e os abalos econômicos que seus antecessores passaram, por isso os consideram como revolucionários e transgressores.
Cresceram juntos com as tecnologias por isso tem total domínio sobre as mesma, pois fazem parte do seu cotidiano....
tracking img