Empresa voxmax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 4
2.1 Etapas do recrutamento e seleção 4
2.1.1 Definição dos cargos 4
2.1.2 Descobrir os melhores profissionais 5
2.1.2.1 Recrutamento interno 5
2.1.2.2 Recrutamento externo 5
2.1.2.3 Recrutamento misto 6
2.1.3 Testes 7
2.1.4 Entrevista 7
2.1.5 Verificação de referências 8
3 PESQUISA SALARIAL 9
4 LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA 14
5PLANO DE AUDITORIA 20
6 CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22

1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO


Segundo Chiavenato (1995)
recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego quepretende preencher.

Contratar os melhores profissionais é um dos segredos para o sucesso das empresas. O recrutamento consiste em fornecer à organização um número suficiente de pessoas, aquelas necessárias para a continuação de seus objetivos, a partir de dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da empresa.
Há empresas que não tem cuidado na hora de anunciar avaga ou até mesmo no processo seletivo e seguem a teoria de que se as novas pessoas contratadas não derem bem ou se a empresa não estiver satisfeita com o desenvolvimento das atividades prestadas pela pessoa, então resta-lhes a rescisão do contrato. Mas há outras empresas que preferem, seguir o caminho da prevenção: apostam num processo de recrutamento cuidadoso e bem estruturado.
O recrutamento,segundo Chiavenato (1995), pode ser dividido em três formas: interno, externo ou misto.
- O recrutamento interno é feito na própria empresa. Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção.
- O recrutamento externo é aquele feito fora da organização, isto é, a empresa busca candidatosdisponíveis no mercado, ou atuantes em outras empresas.
- O recrutamento misto é a consequência de um recrutamento interno, que provavelmente irá gerar uma nova vaga desta pessoa transferida, devendo assim se fazer um recrutamento externo.




1.1 ETAPAS DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO


1.1.1 Definição dos cargos


Antes mesmo de começar o processo de recrutamento é importante definirobjetivamente os cargos para os quais será feito o recrutamento. Reveja todas as funções inerentes a cada um deles. Não preencha imediatamente uma vaga assim que o empregado que a ocupava sai da empresa; pois se pode chegar à conclusão que ela nem sequer tenha que ser preenchida porque, depois de analisar as funções inerentes a ela constatou que podem ser incluídas noutro cargo ou até desempenhadas portrabalhadores temporários em épocas em que haja "picos" de trabalho.


1.1.2 Descobrir os melhores profissionais


1.1.2.1 Recrutamento interno


O primeiro passo na procura de pessoal é o recrutamento dentro da empresa, que não deve ser confundido como o recrutamento através dos funcionários. Recrutamento interno é "um processamento (ou transformação) de recursos humanos" Chiavenato (1995).Esta política oferece diversas vantagens são elas: é a fonte mais próxima e rápida; menores custos de recrutamento, seleção e treinamento do pessoal; já se conhece o desempenho anterior do funcionário; resulta numa maior segurança e validade quanto ao funcionário; estimula-se a preparação para promoção, criando um clima sadio de progresso profissional; aumenta-se a moral e motivação dosfuncionários; motiva para boas performances; melhoram-se as relações públicas com os funcionários; e desenvolve uma positiva e sadia competição entre o pessoal. Por outro lado, são suas desvantagens: pode causar conflito de interesses; ressentimento dos não promovidos; e recrutamento interno reduz a criatividade e a inovação do trabalho.


1.1.2.2 Recrutamento externo


O recrutamento externo é...
tracking img