Empresa pfizer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa Pfizer
História e Surgimento
Brooklyn, Nova York, 1849. Começa a história da Pfizer, uma empresa dedicada a trabalhar pela vida. Charles Pfizer e Charles Erhart foram dois dos muitos alemães que imigraram para os Estados Unidos no século 19. O primeiro tinha conhecimentos de química e composição de drogas e o outro era confeiteiro. Da combinação dessas duas habilidades, deram início aum empreendimento voltado à produção de fármacos. A santonina, composto extraído de flores secas de artemísia-marítima que combatia a ação de vermes, foi o primeiro medicamento criado pelos dois imigrantes. Aos poucos, a pequena sociedade foi firmando sua reputação graças à produção de insumos químicos para o preparo de remédios. 

No início do século 20, o pioneirismo da Pfizer já eraevidente. Em 1928, Alexander Fleming descobriu a revolucionária penicilina, mas o cientista encontrou dificuldade de produzir o antibiótico em grandes quantidades. Passados 13 anos, a Pfizer, imbuída de seu caráter inovador, tornou a descoberta acessível. Ao vislumbrar essa grande oportunidade, a companhia colocou em prática toda a sua experiência em química de fermentação e, em pouco tempo, era a maiorfabricante de penicilina do mundo. 

Em dezembro de 1952, impulsionada pelo reconhecimento da qualidade de seus produtos, a Pfizer chega ao Brasil. Poucos anos depois, em 1956, a companhia expande suas atividades para o setor agropecuário, contribuindo para o aumento da produtividade do rebanho brasileiro. No ano seguinte foi iniciada a construção do complexo industrial no município paulista deGuarulhos.

Histórico completo
A história
Brooklyn, comunidade de Williamsburg, Nova York, 1849. Enquanto os Estados Unidos se preparavam para conquistar o oeste americano, os primos e imigrantes alemães Charles Pfizer, que conheceu a química como aprendiz de farmacêutico na Alemanha, e Charles Erhart, que aprendeu a profissão de confeiteiro com o tio Carl Frederick Pfizer, davam início àmaior conquista de suas vidas, depois de um empréstimo de US$ 2.500, com a fundação da Charles Pfizer and Company. Começava então uma história de pioneirismo na indústria farmacêutica. Desde o início a empresa procurou trilhar novos caminhos. Os primos vislumbraram uma grande oportunidade na manufatura de produtos químicos especiais que ainda não eram produzidos na América, pois desse modo teriamuma vantagem competitiva em relação aos produtos importados, que ficavam cada vez mais caros. Foi exatamente o que ocorreu com o primeiro produto consagrado da empresa: o Santonim, um composto extraído de flores secas de artemísia-marítima, que combatia vermes e parasitas, em uma época em que a falta de condições de higiene e saneamento era uma dura realidade. Aos poucos, a pequena sociedade foifirmando sua reputação graças à produção de insumos químicos para o preparo de remédios e alimentos. Em 1882 a empresa começou a se expandir pelos Estados Unidos com a abertura de escritórios na cidade de Chicago. Em 1899, a empresa já era líder em seu segmento na América, e continha em seu portfólio produtos como iodo, ácido cítrico, cânfora, borax, entre outros. O resultado: faturamento de US$ 3milhões em 1906. Nos anos seguintes a empresa continuou em franco crescimento, se tornando, em 1936, líder no mercado americano na produção de vitamina C. Dois anos mais tarde, a PFIZER iniciou a produção de vitamina B-2. O pioneirismo da PFIZER ficou ainda mais evidente com a fabricação, em escala industrial, do ácido cítrico e da penicilina, descoberta por Alexander Fleming em 1928, durante aSegunda Guerra Mundial. Enquanto outras empresas produziam o antibiótico em frascos de 1 litro, a PFIZER revolucionou ao usar tanques de até 37 mil litros. O primeiro produto descoberto e desenvolvido pela empresa foi a Terramicina, primeiro medicamento da PFIZER com nome comercial, em 1950, capaz de combater com eficácia bactérias responsáveis por mais de cem doenças. O novo produto também foi...
tracking img