Resenha dom quixote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS


FACULDADE DE DIREITO











VERÔNICA ASCOLI











RESENHA CRÍTICA DOM QUIXOTE:


A EXISTÊNCIA OBJETIVA DA SUBJETIVIDADE.





























SANTOS

2011

DOM QUIXOTE DE LA MANCHA.
O Autor Miguel de Cervantes.

O livro “Dom Quixote de La Mancha” é uma obra literária escrita porMiguel de Cervantes Saavedra que nasceu no dia 29 de setembro de 1547 em uma cidade espanhola chamada Alcalá. Não se sabe ao certo se Cervantes cursou a escola ou a universidade, mas o mesmo estudou gramática e retórica em Madri por volta de 1566. Começou seus escritos literários com poesias sobre a vida e morte de D. Isabel que foi a terceira esposa do rei Felipe II.
Em 1571 Miguel de Cervantesparticipa da famosa batalha de Lepanto, na qual os turcos tentavam invadir a Europa e acabaram derrotados pela Espanha e Republica de Veneza na Grécia, nesta batalha Cervantes se destacou como soldado e com isso ganhou a consideração do rei D. João da Áustria.
Quatro anos depois Cervantes voltava para Espanha quando o navio em que estava foi atacado por turcos, que o aprisionaram por cinco anos naArgélia, o mesmo só saiu de lá após os amigos e familiares se juntaram para pagar o resgate pedido pelos turcos. Quando chega à Espanha Cervantes tem problemas para se estabelecer economicamente e então começa a trabalhar no setor público, e alcança o cargo de coletor de impostos e por conta disto em 1957 é acusado de corrupção e condenado a prisão da qual saiu em 1598 com a primeira parte de seugrande clássico literário o famoso "Dom Quixote de La Mancha".
Cervantes sai da prisão pobre e então em 1604 é publicado Dom Quixote, que acaba por ser um grande sucesso, nesta época Cervantes tinha 58 anos e empolgado com a bem sucedida publicação de seu livro, lança suas novela, escreve peças de teatro, nas quais não se identifica muito.
Em 1615 Cervantes abandona os gêneros anteriormentemencionados e escreve a segunda parte de Dom Quixote, que não lhe rende bens materiais, pois o mesmo se recolhe em um mosteiro franciscano e morre pobre em 22 de abril de 1916, sua morte é registrada no dia 23 e é esse um dos motivos da Espanha comemorar o dia do livro nesta data.
O que resumi muito bem a vida de Miguel de Cervantes é a frase do Padre Antônio Vieira: “Somos o que fazemos. Nos diasem que fazemos, realmente existimos e nos outro somente duramos.”
A obra, um clássico da literatura.

Dom Quixote de La Mancha é uma crítica que Miguel de Cervantes faz a política Espanhola dos séculos XVI e XVII. Em que o belo e magro fidalgo Dom Quesada ou Quixano, mais conhecido como Dom Quixote, representa a queda do Império Espanhol. É importante ressaltar que toda essa decadência daeconomia espanhola se refletiu muito na vida de Miguel de Cervantes.
O livro traz a idéia de magia e feitiçaria, com pouca ou nenhuma piedade religiosa, pois como pode se notar durante um jantar Dom Quixote é visto com maus olhos por um padre.
Dom Quixote de La Mancha apresenta muito bem a seguinte idéia de Iran Ibrahim Jacob: “Seja você mesmo. Não se preocupe com o que vão dizer de você. Sejaautêntico e aja obedecendo a suas vontades e impulsos. Entretanto, saiba controlar seu ímpeto para não incomodar as pessoas. O ser humano é livre para ser como realmente é.”
A temática do livro é bem simples, Cervantes traz como protagonista Dom Quixote que é um fidalgo fascinado por histórias de cavaleiros medievais e por conta disto tem uma idéia espetacular de viver sua vida como um cavaleiro andanteque busca de qualquer forma provar o amor que sente por uma linda donzela, no caso Dulcinéia de Toboso.
Um dos problemas de Dom Quixote é que tudo na sua história é como nos livros, sua amada diz respeito a um amor platônico, seu fiel escudeiro na verdade é um grande amigo e seu lindo cavalo é o singelo Rocinante. São com todos esses figurões que as idéias de Cervantes vêm à tona, envolvendo...
tracking img