Empresa dos sonhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






























































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 APRECIAÇÕES 5

4 BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................6
INTRODUÇÃO:

Nesse trabalho iremos falar sobre as organizações que povoam os sonhos dos jovens profissionais, o que pensam sobre osucesso e liderança. Iremos abordar a atuação dos líderes diante das características individuais e os novos desafios da gestão de pessoas na atuação da geração X e Y.




DESenvolvimento:

2.1- Visão geral: A empresa é hoje o grande protagonista do mundo do trabalho e isto significa dizer, que sobre ela se constrói relações de sobrevivência e da própria formação e expansão dapersonalidade. O trabalho, depois da família e da escola, é o lócus do aprendizado de relações interpessoais e de superação de desafios intelectuais e emocionais, cuja carga simbólica é suporte da própria formação da personalidade. O salário não é apenas fonte de subsistência, ele também é o veiculo da realização de sonhos e aspirações pessoais.
O trabalho assim não é apenas sinônimo de sobrevivência e o seusignificado emocional é muito mais amplo. Em primeiro lugar ele é uma fonte privilegiada de identidade, isso por que uma pessoa constrói sua auto-imagem quando age, quando atua e supera obstáculos e desafios proporcionados privilegiadamente pela relação de trabalho.

2.2- Perfis do Brasil: Em uma pesquisa feita recentemente, mostra que das dez empresas que em que os jovens brasileiros sonhamtrabalhar, seis são nacionais. Há nove anos, apenas uma era brasileira. Segundo a diretora da Cia de Talentos. Sofia Esteves, as corporações nacionais têm conquistado posições, porque foram profissionalizadas, tem história de sucesso,estão sempre inovando, aplicam boa gestão de pessoas, enfim, tornaram-se orgulho nacional.
A análise da Cia de Talentos aponta ainda que os jovens tem boas competênciastécnicas, mas lhe faltam as comportamentais, o que salienta a importância da aproximação entre a universidade e o mercado.

2.3- Quero ser líder na versão light: Neste mundo globalizado, sabemos a importância que uma liderança bem estruturada tem, agregando conhecimento, motivação e força para sua equipe. O papel do líder em uma organização vai muito além de simplesmente ser responsável porprocessos, ou por mandar e desmandar em determinados colaboradores. Na realidade na maioria das organizações o colaborador assume um cargo de liderança, e sem preparo algum vai para o campo de batalha liderar seus soldados (colaboradores), porém ao se deparar com as batalhas que o espera, ele prefere se manter a parte dos problemas, direcionando as responsabilidades e direcionando tarefas aoscolaboradores abaixo de sua hierarquia. O líder light tem essa característica, prefere que outros assumam o risco por ele, causa muitas vezes o desvio de função e sobrecarregam alguns colaboradores trazendo para sua equipe a explicita visão de um profissional fracassado ou a um passo do fracasso profissional.

2.4- Como ser objeto de desejo: Das dez empresas mais desejadas em uma pesquisa, sete sãobrasileiras, o que mostra a força de nossas marcas. E o que faz dessas companhias tão atraentes? Os fatores determinantes são: ambiente de trabalho agradável, desenvolvimento profissional, qualidade de vida, boa imagem no mercado e etc...

2.5- Seleção e Retenção: Quando falamos em capital humano, o principal desafio encontrado esta na identificação, desenvolvimento e principalmente na retenção dosprofissionais. A capacidade da organização de escolher pessoas e em gerenciá-las de modo adequado é a chave para obtenção dos melhores resultados. Por isso é extremamente necessário a retenção de profissionais detentores do capital intelectual, através do acompanhamento contínuo profissional, assegurando assim a formação de equipes de alto desenvolvimento.
Para contratar essas pessoas de vanguarda, o...
tracking img