Conflitos na palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Israel e os países árabes
A questão Palestina envolveu os países árabes do Oriente Médio na luta conta Israel. Os problemas entre Israel e o Líbano aumentaram quando o país abrigou os palestinosexpulsos da Jordânia.
O Líbano foi ocupado por Israel, e uma faixa de segurança foi marcada para prevenir os ataques de guerrilheiros a territórios israelenses.
Devido ao fato de só negociar se osisraelenses devolverem o território ocupado, as Colinas de Golan, porém eles recusam a fazê-lo criando um verdadeiro impasse.
No inicio da guerra civil , que acabou com o Líbano, a Síria invadiu opaís vizinho, ora apoiando um lado ora apoiando o outro. Então, passou a dominar cada vez mais as instituições e o território dos libaneses. Em 2002, os israelenses construíram um “muro de proteção”,entre Israel e Cisjordânia para impedir os ataques palestinos.
A ideia de construir um muro surgiu após o fracasso da Conferência de Camp David sobre o conflito israelense-palestino. O muro deproteção tem extensão de 350 km e cobre de norte a sul e englobar também o setor oriental de Jerusalém.
As principais resoluções do plano alternativo de paz para o Oriente Médio:
* Os palestinosdevem reconhecer Israel como um Estado judaico legítimo;
* Os palestinos devem tomar medidas para impedir o terrorismo e a incitação a ele. Ela deve ser desmilitarizada, com o desarmamento de todas asmilícias.
Israel deve reconhecer o direito de retorno de palestinos espalhados pelo mundo, incluindo 3,2 milhões em acampamentos de refugiados pela ONU.
Em 14 de maio de 1948, uma resolução daONU dividiu o território da Palestina entre árabes e judeus, criando o Estado de Israel. Todos os regimes árabes da época rejeitaram a criação de Israel, e prometeram destruir o novo Estado judeu. Erao começo do conflito que já dura mais de 50 anos.
Após vários anos de guerra, em 1967, Israel invadiu e tomou a Margem Ocidental (controlado pela Jordânia), incluindo a cidade de Jerusalém, as...
tracking img