Empresa dako

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.
Análise Macro e Micro Ambiente.



Análise da situação: macro ambiente

A economia brasileira viveu na ultima década, um duplo desafio: num plano mais abrangente, a exemplo de todos os outros países, viveu a transição rumo a uma economia globalizada; num plano mais localizado, a transição da instabilidade para a estabilidade. Ainda que seja questionável fazer qualquer afirmação emtermos conclusivos, não se pode negar que a estabilidade foi uma conquista memorável. (ELETROS, 2000)

Na indústria de eletrodomésticos não é diferente, pois as empresas têm que se adaptarem as novas exigências impostas a cada dia pela crescente competitividade da economia globalizada. O consumidor tornou-se mais informado e consciente de uma série de direitos praticamente desconhecidos em dez anosatrás. O aumento da produtividade, razão pela qual as empresas possuem programas de qualidade que as habilitam a produzir artigos semelhantes aos produtos estrangeiros, que são seus maiores concorrentes.

Na década de 90, pode-se verificar que os índices de melhora neste segmento foram altíssimos, pois foi neste momento que as empresas conseguiriam aliar a qualidade dos produtos com ascondições de pagamento favoráveis e assim conseguiram vender mais e até exportar uma parcela considerável da produção, como se pode verificar no gráfico abaixo:


Como se pode verificar os ganhos de produtividade não foram uniformes, e ainda hoje os padrões alcançados, ainda se encontram abaixo dos padrões observados nas indústrias de ponta dos países desenvolvidos. Ressalta-se ainda que os ganhos destaprodutividade atualmente atribuem-se aos resultados de processos de parcerias, fusões e aquisições que ocorreram no setor, com forte presença de multinacionais.

Se falarmos da qualidade dos produtos, hoje possuímos produtos de uma qualidade formidável, visto que só não conseguimos realizar um preço mais competitivo devido ao nosso sistema tributário que prejudica tanto a produção quanto aexportação.

Atualmente as empresas enfrentam desafios que colocam em risco a atratividade deste setor. O lento crescimento da demanda, baixo poder aquisitivo da população brasileira, dependência da disponibilidade de crédito, concentração do varejo, novos entrantes asiáticos, concorrências de fabricantes de médio e pequeno porte nacionais, estratégias para ter preços competitivos.

Pode-seobservar que no mercado internacional, temos grandes fornecedores com movimentações concentradas. Em 1990, 15 grupos controlavam cerca de 80% do mercado de eletrodomésticos de linha branca, após aproximadamente cinco anos eram somente sete grupos que controlava mais de 86% do mercado europeu, sendo que as principais estão também no Brasil: Electrolux, Whirpool Corporation, GE e Matsushita.

A ELETROS(Associação Nacional de Fabricantes de produtos eletroeletrônicos) dividem o setor de eletrodomésticos em três grandes indústrias:

A primeira é popularmente conhecida como a indústria de linha branca, responsável por produtos classificados como bens duráveis, por exemplo: refrigeradores, freezers, lavadoras, lava louças, fogões, ar condicionados, entre outros. Em geral, são produtos de umvalor nominal e dependem de crédito para impulsionar aos consumidores.

A segunda é conhecida como a indústria marrom, que reúne produtos classificados como bens duráveis ou semiduráveis como rádios, CD players, DVD entre outros. São produtos de alto valor, porem a inferior aos da linha branca. O crédito ainda tem papel influenciador na compra.

Já a terceira, engloba todos os produtos portáteis,classificados como bens semiduráveis. Compõem esse grupo produtos como ferros, liquidificadores, secadores de cabelos, a maioria dos produtos possui um valor nominal baixo, reduzindo a dependência do consumo relacionada ao crédito.








Apesar de algumas diferenças existentes na categoria da linha branca, considera-se esta indústria de maneira mais ampla, podendo considerar:...
tracking img