Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mario Persona: Vejo empregabilidade como a capacidade de um profissional estar apto a atender um determinado segmento de mercado. Empregabilidade geralmente vem acompanhada de adaptabilidade, que é a capacidade de se adaptar às exigências do mercado. Isto é importantíssimo para qualquer profissional, já que não podemos esperar que o nosso cliente - o empregador ou contratante - se adapte a nós, esim nós a ele. Disponibilidade é outra qualidade que eu acrescentaria e está relacionada a prontidão, vontade e disposição para agir.

Se usássemos uma analogia enxergando o profissional como uma automóvel, diríamos que ele pode ser um carro de corridas, um furgão de entregas, um jipe fora de estrada ou um carro de família. O que importa é que ele esteja pronto para atender seu segmento demercado com o máximo de capacidade para a tarefa para a qual se equipou. Uma pessoa pode ser "empregável" em uma grande variedade de situações, desde que se prepare para isso e se coloque numa condição útil para executar seu trabalho.

Valia: O que este conceito pode acrescentar às relações de trabalho?

Mario Persona: Se você está se referindo à relação entre aquele que contrata e aquele que écontratado, do ponto de vista do que contrata ele certamente irá desejar uma pessoa sempre pronta e afinada com suas necessidades e demandas. Do lado daquele que é contratado, suas chances de manter sua empregabilidade, ou a capacidade de se manter interessante para o mercado, está também na qualidade do relacionamento que ele tem com as pessoas ou empresas que o contratam.

É importante que oprofissional de hoje entenda que não trabalha mais na condição de empregado, mas de prestador de serviços, já que não existe mais a relação que existia no passado de emprego, carreira e aposentadoria em uma única empresa. O profissional deve se preparar para atender diferentes empresas com diferentes necessidades ao longo de sua carreira, pois o mercado muda em uma velocidade nunca vista antes.Valia: E quanto ao planejamento de carreira?

Mario Persona: Todo profissional deve ter em mente aonde quer chegar. É claro que ninguém pode fazer um planejamento de longo prazo, pois pode acontecer de você entrar em uma faculdade e sua profissão já não existir mais, ou não ser mais lucrativa, quando você sair dela. O melhor planejamento de carreira é o planejamento de mudança, a disposição deter sempre um plano B e C na manga e não se especializar em apenas uma área do conhecimento humano. Planejar hoje é como ir ao cinema. Você sabe que o filme vai acabar e precisa saber onde estão as saídas e ter em mente o que pretende fazer depois.

Falo bastante sobre isso em meu último livro "Dia de Mudança", que também foi lançado em inglês com o título "Moving ON". Na abertura do livro façoum paralelo do profissional, principalmente aqueles que já chegaram à casa dos quarenta anos, com produtos e serviços que estão desaparecendo do mercado, como lojas de CDs, revelação de fotos e tantos outros negócios que vão sendo sucateados pelas novas tecnologias. O profissional que não ficar atento às mudanças ou não conseguir se adequar a elas - geralmente por falta de boa vontade - acaba tendotanto valor quanto um gramofone ou uma máquina de escrever.

Valia: Qual o perfil do profissional que deseja manter sua empregabilidade?

Mario Persona: O profissional disposto a servir, a fazer algo de significativo para aqueles que o contratam, é alguém disposto a se superar a cada etapa de seu trabalho ou de sua carreira. Voltando ao exemplo do carro, ninguém espera que os lançamentos deuma determinada marca daqui a um ano sejam exatamente os mesmos deste ou do ano passado. O profissional não deve esperar que o mercado queira o mesmo profissional que ele tem sido até aqui. Amanhã o mercado irá exigir algo mais, novos conhecimentos, novas experiências e novas habilidades.

Valia: Como os profissionais devem se adequar às novas necessidades e dinâmicas do mercado de trabalho?...
tracking img