Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diferença de Emprego e Trabalho
O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, ele sempre fez parte da vida dos seres humanos, foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolve e alcançar o nível atual.
No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc. era que determinava a necessidade de trabalhar.Conseqüentemente ele gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico.
Antes as pessoas trabalhavam para si mesmas, em busca de sobrevivência, devido a necessidade de comer e se abrigar,com o avanço da agricultura seus instrumentos e ferramentas trouxe progressos ao trabalho.
Com o passar do tempo houve mudanças que obrigarão a ter uma pessoa que organiza-se asatividades a serem executadas e outra para colocar em prática.
O trabalho tem sido percebido de forma diferenciada, como diz Peter Drucker.
‘’ O trabalho é a transformação da natureza. “O homem domina a natureza e transforma naquilo que ele idealiza, colocando a sob seu serviço.”Karl Marx
No século XIX, o filosofo Karl Marx, escreveu teorias sobre o trabalho.

Ex.: “O homem necessita escreverpara se comunicar com outros homens, portanto ele corta a arvore e a transforma em um lápis”.
De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.

O emprego é um vinculo permanente e formal de uma organização a um individuo emuma empresa ou organização publica, podemos dizer que esses dois termos andam juntos, ou seja, para haver um trabalho remunerado, precisa ter um emprego em que você possa atuar com seu trabalho.
A era da empregabilidade veio para substituir a antiga relação entre patrões e empregados, na qual se ofereciam serviços e, em troca, recebia-se a estabilidade e a recompensa pelos seus esforços.
Com issodeve haver uma relação com o empregador e o empregado, gerando assim o direito da carteira assinada e direitos trabalhistas.
Com a evolução da sociedade, houve total transformação e as coisas começaram a ser mais dinâmicas.
Ter um emprego, não só constitui o principal recurso com que conta a maioria das pessoas para suprir as suas necessidades materiais, como também lhes permite plenaintegração social. Por isso, a maior parte dos países reconhece o direito ao trabalho como um dos direitos fundamentais dos cidadãos.
* Emprego formal é aquele que você é registrado em alguma empresa, e essa tem encargos sociais com o seu registro.
* Emprego Informal é aquele que você não tem registro em carteira, não recolhe impostos, ou seja a empresa não tem nenhum encargo social com você.
*O Emprego Apoiado nasceu há mais de trinta anos nos Estados Unidos como uma metodologia para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, aplicando-se, posteriormente, também, para pessoas com especial dificuldade em encontrar um emprego.

Resumidamente, e de modo geral, pode-se dizer que o Emprego Apoiado consiste em preparar uma pessoa com deficiência para um posto detrabalho mediante a assistência pessoal de um técnico de Emprego Apoiado ou preparador laboral.
A metodologia do Emprego Apoiado analisa o potencial e o perfil da pessoa com deficiência desempregada e os compara com as vagas e necessidades de trabalho de uma empresa, facultando encontrar ou criar uma vaga que beneficie os dois lados.

Conceitos de empregabilidade e empresariedade e seucomponentes
Foram surgindo conceitos de empregabilidade que é a busca de um individuo de desenvolver habilidades e competências para atuar ou ser manter em um determinado emprego.
Nos dias atuais o mercado de trabalho esta muito competitivo e exigente, sendo assim o individuo deve ter a cada dia mais conhecimento, atitude, auto-confiança, qualidade, ética profissional, saber lidar com pessoas e...
tracking img