Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
mpreendedorismo
|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |

Esta avaliação corresponde às unidades de 1 a 6.

Disciplina: Empreendedorismo
Curso: TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Professor: ANA PAULA SZPOGANICZ HEERDT
Nome do aluno: SANDOVAL DA SILVABORGES (424907)
Data: 18 Set 2009

Critérios de avaliação:
• A avaliação deverá ser realizada individualmente.
• Será avaliada a capacidade de aplicação dos conceitos estudados. Para isso, é necessário ter uma compreensão clara dos conceitos da disciplina.

Orientações:
• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
• Entregue a atividade no prazo estipulado.• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)

Atividade: com base no caso “A casa de comida russa” responda as questões relacionadas a seguir.

Estudo de Caso - A Casa De Comida Russa*

* Caso extraído do livro: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo:transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Quando Sérgio saiu de seu último emprego, decidiu que aquele tinha sido seu último chefe. Afinal, tinha reservas financeiras, um excelente capital, e podia iniciar um negócio.
Por muito tempo leu revistas, jornais, andou por todos os lados, conversou com amigos, mas não tinha muita certeza do que queria fazer. Haviaencontrado um pequeno local perto de sua casa em Ipanema, muito abaixo do custo real. Era uma oportunidade. Mas o que poderia montar lá?

Uma noite sonhou com uma viagem que tinha feito à Rússia. Fora a trabalho, e chegara muito assustado: era um regime político estranho, outra cultura. Surpreendeu-se com a cordialidade do povo, a alegria. E lembrava-se de ter comido uma sopa de tartaruga. Primeironão queria, era muito gordurosa. Depois descobriu que poucas coisas poderiam ser tão saborosas. Além disso, quando acabou de tomar, parecia que o frio havia desaparecido.
Quando acordou, pensou que aquele sonho tinha sido uma inspiração. Por que não abrir um restaurante de comida russa? Tinha ido à Rússia (na época União Soviética) três vezes, e em uma das viagens, chegara a ficar trinta dias.Conhecia vários pratos típicos. E a verdade era que aquela comida combinara com seu paladar. O local que Sérgio estava querendo comprar era pequeno, mas comportava um restaurante com trinta pessoas sentadas confortavelmente.
Além da sopa, poderia colocar mais três ou quatro pratos no cardápio, bebidas, petiscos e doces. Nada muito variado, porque o local era pequeno, não havia muito espaçopara cozinhar.
Aquele tipo de negócio, comemorou Sérgio, tinha tudo a ver com ele. Os amigos o viam como um homem de grande cultura, viajado. Não seria seu estilo abrir uma loja de sucos, uma lanchonete. Aquilo sim, tinha a ver com sua personalidade. Sérgio sabia que para ter sucesso nos negócios é preciso fazer algo de que se gosta, com o que você possa se divertir.
Em pouco tempo montouo cardápio, definiu a média dos preços. Era preciso cobrar caro, porque muitos elementos precisariam ser importados.
Nas três semanas seguintes, trabalhou alucinadamente. Fez planejamento financeiro, projetou todos os custos, calculou as receitas esperadas. Procurou um cozinheiro competente, pessoal para trabalhar. Finalmente comprou o local e começou as obras de decoração.
Três mesesdepois...
Sérgio se perguntava se alguma coisa estava errada. Calculara tudo minuciosamente... a imprensa tinha divulgado o local, e nas primeiras semanas muitas pessoas apareceram para experimentar. Sérgio havia feito uma previsão de 100 clientes por dia. Em um cálculo conservador, segundo seus estudos, obteria mensalmente uma boa receita bruta, que lhe permitiria cobrir todos os custos e...
tracking img