Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1464 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Alguns autores defendem a idéia de que empreendedorismo é uma atitude nata da pessoa. Entretanto, outros autores pensam de forma contrária, acreditam que para se tornar um empreendedor basta apenas estímulo.
Muitas são as definições mais a que mais reflete o espírito empreendedor é a de Joseph Schumpeter.
Segundo Schumpeter (1949), “o empreendedor é aquele que destrói a ordemeconômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pala exploração de novos recursos e materiais”.
Seguido o raciocínio de Schumpeter, é possível ser empreendedor dentro de empresas já constituídas.
O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Nesteestudo articularemos sobre a empresa O Cajueiro Restaurante e Camping, onde nela nos deparamos com os reais preceitos da administração é uma empresa recém aberta, na qual já utiliza todos os métodos administrativos. Onde nos auxiliou no real conhecimento e na prática sobre a importância da administração.

1. EMPREENDEDORISMO: REVISÃO DE LITERATURA

1.1. Conceito básico de empreendedorismoCompreender o empreendedorismo tem sido um desafio para muitos administradores e até mesmo psicólogos. Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos.

Talvez a melhor forma de começar seja dizendo o que motivação não é, pois muitas das pessoas vêem, incorretamente, motivação comoum traço pessoal isto é alguns as têm outros não. Na prática, empregados que parecem não ter motivação são equiparados como preguiçosos. Este tipo de taxação pressupõe que um indivíduo é sempre preguiçoso ou nunca tem motivação.

Na teoria motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação. Contudo os indivíduos diferem em seus impulsos motivacionais básicos. A motivação entãovaria tanto entre indivíduos quanto para indivíduos em tempos diferentes.

1.2. A revolução do empreendedorismo

Em pouco tempo o mundo tem passado por várias transformações, foi no século XX que foi criada as melhores invenções onde mudaram os estilos das pessoas, pois eram fruto de uma inovação, de algo inédito ou de uma nova visão de como se utilizar de coisas já existentes, mais queanteriormente ninguém ousou olhar de outra forma. Por trás dessas inovações, existem pessoas e/ou equipes que são visionárias que sabem empreender. Essas determinadas pessoas são diferencias, são apaixonadas pelo que fazem, são automotivadoras, querem ser notadas, admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar a sua marca.
O papel do empreendedor sempre foi de importância fundamental nasociedade. Os meios de produção e serviços também se sofisticaram, pois a necessidade de se formalizar não é obtida empiricamente como no passado.
O empreendedorismo não é então um modismo, pois surge como conseqüência das mudanças tecnológicas.
São os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distancias, globalizando e renovando os conceitos econômicos,criando novas relações de trabalho e emprego, quebrando paradigmas e gerando riquezas para a sociedade.
Por meio de idéias inovadoras, um bom planejamento e uma equipe motivada, são os ingredientes necessários para gerar negócios grandiosos. O ensino de administração era voltado a este foco: formar profissionais para administrar grandes empresas e não para criar empresas. Mais esse cenário mudou,pois o empreendedorismo é o grande propulsor da economia, onde tem sido o centro das políticas publicas na maioria dos países. Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações multinacionais.

1.3. O empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo teve base no Brasil em 1990, com o...
tracking img