Problema economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROBLEMA ECONÔMICO

Nas aulas anteriores vimos os seguintes assuntos:

1º) Dimensões e Desigualdades Sócio-Econômicas;

2º) Abordagem Histórica da Economia Brasileira;

3º) Desenvolvimento Regional e o Impacto Financeiro.

Vamos nos ater, agora, no entendimento do chamado “Problema Econômico”

A primeira etapa será definirmos o conceito de Economia (atividade realizada em sala deaula).

Qual a definição para Economia enquanto uma ciência?

“Economia é uma ciência que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.”

Economia, portanto, não pode ser considerada como uma ciência EXATA.

Quais os fatores de Produção conhecidos?

1º) Recursos naturas ou Terra – serão somente considerados comofatores de produção àqueles elementos da natureza que podem ser incorporados à economia. EX.: Uma jazida ainda não explorada ainda não é considerada como fator de produção dentre os recursos naturais. Somente quando se der o início ao processo de extração, será assim considerada.

2º) Mão de obra ou Trabalho – diz respeito a população economicamente ativa;

População ativa: Todas as pessoasmenos os muito jovens ou os muito velhos (que não estejam mais em idade de trabalhar)

População Economicamente Ativa – consideramos todas as pessoas empregadas ou que estão procurando emprego no mercado formal de trabalho (excluímos as donas de casa e os estudantes)

3º) Capital – corresponde a toda a infra-estrutura necessária para efetuar a produção (máquinas, equipamentos e todas asinstalações que a sociedade disponha para efetuar a produção).

Capital em sentido comum significa quantia em DINHEIRO
Capital referenciado como um Fator de produção significa RECURSO para a produção

Qual é o Problema Econômico Fundamental, então?

NECESSIDADES HUMANAS X LIMITAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO

Da escassez dos recursos ou dos fatores de produção, associa-se às necessidades ilimitadas dohomem, originando problemas econômicos fundamentais: 

A. O que e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades.
B. Como produzir: A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente.
C. Paraquem produzir: A sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras, dos juros etc).

Para refletimros: Por mais rica que uma sociedade seja os fatores de produção serão sempre limitados, ESCASSOS, para que se produzam TODOS os bens e serviços a que a sociedade deseje.Em economias de mercado (capitalistas), esses problemas são resolvidos pelos mecanismos de preços atuando por meio da oferta e da demanda. Nas economias centralizadas (socialistas), essas questões são decididas por um órgão central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produção disponíveis e das necessidades do país, e não pela oferta e demanda no mercado. 

Curva dePossibilidades de Produção (ou curva de transformação). 

É um conceito teórico com o qual se ilustra, como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre alternativas de produção.

Devido à escassez  de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, onde todos os recursos disponíveis estão empregados.

Ainda que sejaum conceito abstrato, nos dá uma idéia sobre o entendimento do problema da escassez.

Vamos analisar o seguinte exemplo: Supondo que uma empresa conte apenas 10 máquinas, 40 trabalhadores e 02 tipo de produto (para fusos A e B)

Estabelecendo-se, ainda, as seguinte premissas:

- Os recursos produtivos são fixos e constantes;

- O conhecimento tecnológico é constante;

- Somente...
tracking img