Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO

O conceito “empreendedorismo” é muito conhecido, mas poucos sabem com clareza seu real significado, essa palavra deriva do francês “entrepreneur” que significa aquele que assumeriscos e começa algo novo, segundo o economista Joseph Schumpeter, empreendedor é uma pessoa criativa e capaz de fazer sucesso com inovações, para ser empreendedor não é necessário montar seu próprionegocio, existem os intra-empreendedores, aqueles que são empreendedores mesmo sendo funcionários.
Marco Polo define que o empreendedor assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais,enquanto o capitalista de forma passiva. Desde a idade media a relação entre capitalista e empreendedor tem seu significado divergente, mas apenas no século XVIII foram completamente diferenciadas. A atualdefinição de empreendedor é de Dornelas, a qual diz que empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Existem tantoempreendedores natos, aqueles que nascem com faro empreendedor, quanto empreendedores moldados pelo meio, através da família, estudo, formação e prática, mas nem toda ação ou mudança a qual se assumeriscos é empreendedora, para isso ela deve também ser inovadora, segundo Filon um empreendedor deve obter informações necessárias para a tomada de decisões e também a real situação do mercado.
Atualmenteexiste uma grande necessidade de encontrar um perfil empreendedor, por eles serem os responsáveis pelas modificações, criações e visões inovadoras, o empreendedor intervêm no planejamento e propõemudanças, olha as soluções através dos problemas, tem liderança para que suas ideias sejam realizadas com sucesso.
Segundo Dornelas, o empreendedorismo no Brasil teve seu inicio em 1990 através daabertura de mercado, antes disso a abertura de empresas era muito limitada, pois o ambiente não era propicio, salvo raras exceções as quais tiverem visão empreendedora antes da década de 90.
Alguns...
tracking img