Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema do Seminário: EMPREENDEDORISMO
Ler o texto sobre EMPREENDEDORISMO; buscar outras fontes de pesquisa sobre o assunto e discernir em cima das seguintes questões:

1. O que o empreendedor deve fazer para identificar uma oportunidade de negócios?

2. Por que é fundamental para o sucesso do negócio simular cenários futuros associados ao projeto que sem tem em mente e elaborar um PLANODE NEGÓCIOS, identificando previamente quais os riscos, as ameaças, os pontos fortes e pontos fracos daquele empreendimento?

3. Relacione alguns RECURSOS necessários para começar o negócio, sabendo, desde já, QUE DINHEIRO NÃO É TUDO.

4. Cite alguns exemplos de empreendedores de SUCESSO e de empreendedores que FRACASSARAM.

5. Em sua opinião qual foi o porquê do sucesso e dofracasso nos exemplos acima?
ATENÇÃO:
Este trabalho deve ser realizado em grupo de no máximo 6 pessoas e uma cópia do trabalho, contendo o nome dos participantes deve ser entregue ao professor.
Cada grupo deve eleger seu representante e disporá de, no máximo, 10 minutos para apresentar o trabalho ao grande grupo.
Serão avaliados a riqueza do conteúdo, a qualidade da apresentação, participação dogrupo, duração da apresentação e o cumprimento do prazo de entrega do trabalho.

Entrevistas
Prof Dornelas Especialista em Empreendedorismo e Plano de Negócios.
Professor universitário, palestrante, consultor e especialista em empreendedorismo e plano de negócios, José Carlos Assis Dornelas, autor do livro Empreendedorismo Transformando ideias em negócios, aborda o assunto em seminários econgressos e já publicou artigos relacionados a isso em revistas nacionais e internacionais. José Carlos Assis Dornelas, em uma entrevista para o Carreira & Sucesso*, falou sobre o livro e sobre empreendedorismo.
C&S - O que é empreendedorismo? 
Existem várias definições para empreendedorismo, entre elas, a clássica de Joseph Schumpeter, de 1949:
"O empreendedor é aquele que destrói a ordemeconômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais."
Ao analisar as várias definições existentes para o termo, alguns aspectos sempre estarão presentes em todas elas, principalmente no que diz respeito ao comportamento empreendedor, como:
1. Iniciativa para criar um novo negócio e paixãopelo que faz;
2. Utilização de recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico;
3. Saber os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
Ou seja, o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.
C&S - É possível colocar uma idéia na prática sem alguns dos pontos que você cita nolivro (criatividade, organização, ousadia, visão e senso estratégico)? 
Sempre é possível colocar ideias em prática sem estes pontos, mas quase nunca estas ideias se transformarão em negócios de sucesso, salvo raras exceções. Isto por que os estudos referentes ao empreendedorismo e pequenas empresas em todo mundo mostram o quanto é difícil transformar ideias em negócios. No Brasil, sabemos que aquantidade de empresas que deixam de existir após os três primeiros anos de vida chega a 70% ou mais. Na verdade, o empreendedor precisa entender que uma ideia espetacular só poderá dar início a um negócio de sucesso se a mesma passar do estágio de ideia para oportunidade. O que quero dizer é que temos ideias diariamente, uns mais, outros menos, mas oportunidades de negócio, essas sim, sãodifíceis de encontrar. Quando falo em oportunidade, estou me referindo a uma criteriosa análise de mercado para o produto ou serviço, conhecimento das características e perfil do consumidor e entendimento da concorrência. Para se diferenciar no mercado é preciso ser criativo e ousado. Estabeleça cenários futuros para o seu ramo de negócio e tenha uma equipe de gestão de primeira linha que coloque todo...
tracking img