Musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo de nossa colonização, podemos observar que o trabalho escravo no Brasil, acabou constituindo um dos mais importantes pilares de nossa sociedade.No começo, os escravos vieram da África paraocuparem os diversos cargos de trabalho gerados pela produção açucareira.Mas com o passar do tempo, a escravidão no Brasil se tornou algo complexo, formando vários tipos de escravos.Escravos de Ganho

Os Escravos de ganho eram escravos que, no período colonial e no Império, realizavam tarefas remuneradas, entregando ao senhor uma quota diária do pagamento recebido.Foi relativamente comum este tipo de escravo conseguir formar um pecúlio, que empregava na compra de sua liberdade, pagando ao senhor por sua alforria. Embora conhecida desde o século XVII nas áreasurbanas, na época do Império a prática foi mais controlada pelo estado, que concedia licença aos proprietários para o seu uso. As principais atividades a que se dedicavam eram as de carregadores,doceiras e pequenos consertos, embora alguns senhores induzissem as escravas à prostituição, o que era proibido por lei.

Um dos usos dos escravos ao ganho era o "Sistema de Tigres" (saneamento básico), ondeos escravos negros africanos ao ganho desempenhavam o papel de carregadores de esgoto e de lixo em cidades como o Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Eles colocavam barris cheios de dejetos nascostas e os levavam para o mar. Com o passar do tempo, as substâncias que escorriam dos tonéis (amônia e ureia) iam para seus ombros e os deixavam com listras brancas em sua pela negra, conforme secavamcom o calor do sol - daí o apelido de "tigres".




Negros de Eito
No meio rural, os chamados escravos de campo ou escravos de eito enfrentavam uma dura rotina, trabalhando em jornadas que poderiamalcançar dezoito horas diárias. Não bastando, o desgaste físico provocado pelo trabalho predominantemente braçal, os escravos viviam mal instalados em senzalas, nas quais as condições de higiene eram...
tracking img