Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atitude BR

21 de maio de 2010, às 00h09min
No Brasil, número de mulheres empreendedoras supera o de homens
em 2009.
Por Camila F. de Mendonça, InfoMoney

No ano passado, pela primeira vez as mulheres brasileiras superaram os homens quando o assunto é empreendedorismo por oportunidade – planejado e consistente. De acordo com a pesquisa GEM 2009 (Global Entrepreneurship Monitor), 53,4% daspessoas que estão à frente de negócios deste tipo são elas.
Considerando o número de empreendedores cujos negócios estão no estágio inicial, ou com menos de 42 meses de existência, elas também são em maior número, 53%, contra 47% de homens. Além do Brasil, em outros dois países o número de mulheres empreendedoras é maior que o de homens. Em Tonga, o índice alcança os 61% e, na Guatemala, 54%.Brasil tem 18,8 milhões de empreendedores
De acordo com o levantamento, a TEA (Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial) brasileira é a sexta maior entre os países com nível comparável de desenvolvimento econômico, com 15,3%, que representa 18,8 milhões de pessoas. Essa taxa está acima da média histórica do País, de 13% registrada pela GEM.
A pesquisa mostra também que 52,5% dos empreendedoresbrasileiros têm entre 18 e 34 anos de idade. Do total de empreendedores, 20,8% têm entre 18 e 24 anos e 31,7%, de 25 a 34 anos. É nessa faixa etária que se encontra a maior parte dos empreendedores do País.

Empreendedores profissionais: quem são e o que querem?
Esses profissionais mudam de vida e aceitam gerir um negócio - que não é deles - tendo o desafio como principal estímulo
Por CamilaF. de Mendonça, InfoMoney

Para quem acompanha de longe o mundo corporativo, deixar um cargo de alta gerência em uma grande empresa para assumir outra, em processo de falência, parece loucura.
“Esse profissional escolhe sair do mundo corporativo para tomar a frente de uma empresa, não como dono, mas como gestor”, afirma Flavia Gisela Wahnfried.
“O empreendedor profissional é aquele que saido mundo corporativo quando o desejo por desafio é maior que o oferecido na empresa onde ele trabalha”, explica.


Foco: desafio
Confiança na empresa, no negócio, na equipe e em si mesmo revelam mais um traço do empreendedor profissional. “De maneira geral, o empreendedor profissional tem uma experiência consolidada em grandes empresas e utiliza os conhecimentos que adquiriu para aplicar emprodutos e negócios que confia”, explica Flavia.

Mas então por que não abrir o próprio negócio? Para a especialista, esse é mais um ponto que diferencia os empreendedores profissionais. “Os empreendedores profissionais não abrem o próprio negócio porque o que interessa para eles é justamente o processo de gerir uma empresa em formação”, diz. Além disso, ela cita que muitos simplesmente nãotiveram uma grande ideia a ponto de abrir uma empresa. “Ou mesmo porque ficaram confusos com tantas opções”, considera Flavia. “ Ele quer entrar no grande momento do negócio, que é fazer ele ter sucesso”.
Insatisfação é peça-chave

“O momento certo é o de cada um, mas geralmente ocorre quando há maturidade profissional”, explica Flavia.
Empreendedor profissional no mercado

Para Flavia, adiferença entre o empreendedor tradicional e o profissional é clara. Enquanto o tradicional não está envolvido no negócio total da empresa, o empreendedor profissional acompanha cada passo do processo de crescimento. “Ele tem uma atuação mais ampla e com mais desafios”, completa.

05 de maio de 2010, às 12h35min
Empresária mineira é escolhida pela Unctad uma das dez melhores empreendedoras domundo
O prêmio, no valor de US$ 6 mil em bolsa de estudos, foi entregue em Genebra, na Suíça, sede da ONU, no último dia 26.
Por Alana Gandra, Agência Brasil

A empresária mineira Vanessa de Figueiredo Vilela Araújo, da Kapeh Cosméticos, que utiliza café como matéria-prima de seus produtos, é a única brasileira escolhida pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio...
tracking img