Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA DE EMPRENDEDORISMO
 

 

 

 

 

RESUMO

 

 

 

 

ALUNO

 

Tiago Gil de Oliveira Margarida – thiagogill@gmail.com



 

 

PROFESSOR:

 Alan Jones Lira de Melo

 

 

 CAICÓ – RN

18 de maio de 2012

 

 

  Resumo

A cada vez mais tem ficado para trás, o sonho profissional dos jovens em passarem em concursos públicos paraconseguir emprego, antigamente esse era o maior sonho de qualquer jovem conseguir um emprego, se possível público, para entrar e sair depois de 30 anos, contando com a estabilidade e aposentadoria. Mas, o mundo mudou, a globalização globalizou e os avanços mais modernos da tecnologia fazem parte da nossa vida diária (e do trabalho...). Tudo está diferente. O emprego existe, mas diminuiu; exige maisformação profissional e tem deixado de ser estável. Quem quer entrar no mundo do trabalho precisa estar atento ao novo perfil: no emprego ou fora dele, há espaço para quem é empreendedor.

O empreendedor vislumbra, xereta e antecipa o que tem de possibilidades de acontecer. E para isso manda as idéias, suas amigas íntimas, fazerem um test drive no túnel do tempo.

Cada vez mais pessoas no mundoe o número de empregos também é cada vez menor. Como resposta a essa situação, estão sendo criadas outras formas de trabalhar sem depender de um emprego. Tem gente que desiste antes de começar, assim como tem quem espere cair do céu; o empreendedor, não. No mesmo cenário em que uns não enxergam nada e outros só encontram impossibilidades, o empreendedor consegue identificar oportunidades paranovas iniciativas, chamadas de empreendimentos, ou seja ele consegue enxergar algo que ninguém conseguiu enxergar, é praticamente isso que o texto o “O empreendedorismo e a globalização” tenta mostrar.

Mas de onde veio as palavras empreendedorismo ? ... e empreendedor ?

Empreendedorismo é uma tradução livre de entrepreneurship (do inglês) é utilizado para dar nomes aos estudos sobre oempreendedor, seu perfil, características, atividades e seu universo de atuação.
Empreendedor em francês, entrepreneur é aquele que assume riscos e começa algo novo.

O Empreendedorismo por oportunidade vem crescendo no Brasil e já supera levemente o número de empreendedores motivados por necessidade. As chances de sobrevivência dos negócios são maiores para aqueles que empreendem orientados poroportunidades. O percentual das micro e pequenas empresas que encerram suas atividade nos dois primeiros anos de vida é de 52%. Com 43% de incidência, a principal razão para a descontinuidade dos negócios (entre os empreendedores por necessidade que já tiveram outros empreendimentos descontinuados) é a obtenção de um emprego, afirma estudo de do lobal Entreprenership Monitor (GEM).


José CarlosAssis Dornelas, autor do livro Empreendedorismo na prática, mostra algumas dicas para quem quer ser um empreendedor na sua obra, abaixo segue alguns exemplos:

Planejamento;
O autor fala que o empreendedor “deve-se ter, sempre, uma visão de longo prazo. A disposição e a determinação têm que ser permanentes, para percorrer o caminho até o longo prazo, mesmo que nesse caminho sejam encontradosalguns fracassos, que são a causa primeira e indispensável para se obter o sucesso.”

Oportunidade;
“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.”

Conhecimento e gestão;
“Empreender é ser um pouco de tudo: administrador, fazedor, gerenciador, ter visão a longo prazo e principalmente enfrentar as adversidadescom coragem, condescendência e determinação”.

Dedicação e paixão;
“O novo empreendedor tem que ter conhecimento de que ele terá que se dedicar muito mais a seu negócio do que a qualquer outra coisa. Portando, tem que escolher algo que realmente ele goste, e goste muito mesmo!”

Recurso e riscos;
“Ser empreendedor é assumir riscos. Mas nenhum empreendedor que se preza assume riscos de...
tracking img