Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Disciplina: Estágio
Aluno: Rosemeire Franchi Milani Duarte
Matrícula: 2009.01.05.342-5
Orientador: Prof. Paulo Rodrigues Fernandes Pereira

Rio de Janeiro/RJ
Novembro de 2012
Rosemeire Franchi Milani Duarte

EMPREENDEDORISMO NOBRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Projeto de Pesquisa apresentado como parte da avaliação da disciplina Estágio, do
Curso de Administração – UNESA.

Orientador: Prof. Paulo Rodrigues Fernandes Pereira

Rio de Janeiro/RJ
Novembro de 2012
Sumário

I– TEMA 1
II - CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA 1
III- O PROBLEMA 2
IV- OBJETIVOS: 2
V- JUSTIFICATIVAS 3
VI- REFERENCIAL TEÓRICO 4
VII- METODOLOGIA 7
VIII- CRONOGRAMA PARA TCC 8
XIX- REFERÊNCIAS 8

Linha de Pesquisa: Administração Estratégica de Serviços

ÁREA DE PESQUISA DO CURSO: Estratégia e Gestão

I – TEMA
Empreendedorismo no Brasil: perspectivas e desafios.

II -CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

No mundo moderno, os avanços científicos e tecnológicos permitem o acúmulo cada vez maior de informações. E este arsenal de dados encontra-se disponível a qualquer um que esteja qualificado para acessá-lo.
Nesse “mundo da informação” países, empresas e indivíduos almejam ser mais competitivos, desejam inserir-se no contexto da cultura e da economia globalizadas e exigem atitudessustentáveis. Essas são, pois, as marcas da época atual.
Particularmente as empresas – e as inteligências que as criam e as comandam – são obrigadas a, todos os dias, rever seus métodos e processos administrativos.
Nesse contexto, a nova inteligência empresarial vem considerando em suas atitudes e iniciativas três pilares essenciais: o conhecimento tecnológico; a inovação; e o empreendedorismo.O conhecimento tecnológico surge num ambiente de pesados investimentos em pesquisa, exigindo, ainda, avançada formação acadêmica e intelectual. Porém, o avanço tecnológico é indispensável para qualquer sociedade, eis que através dele são alcançadas as soluções para os problemas contemporâneas.
A inovação baseia-se na criatividade humana e, associada à tecnologia, é responsável pela criação dealternativas para antigos e novos problemas, facilitando e melhorando a vida das pessoas.
O empreendedorismo é a capacidade de perceber uma oportunidade e, em torno dela, criar uma organização empresarial. Nessa tarefa, o empreendedor se vale de soluções tecnológicas e processos administrativos inovadores.
Os indivíduos empreendedores, naturalmente, não são iguais entre si, mas têm algumascaracterísticas que os distinguem. Nesse sentido, pessoas empreendedoras possuem uma atitude proativa em relação à realidade que as cerca; são capazes de reconhecer oportunidades empresariais; são hábeis em desenvolver projetos para concretizar seus objetivos; e são suficientemente articulados para tomar decisões e reunir colaboradores em torno de suas ideias.
Naturalmente, o empreendedorismo éfundamental não só para a realização das pessoas e da sociedade, como para o desenvolvimento da economia. Sob esse último aspecto, o empreendedorismo, além de gerar de novos empregos, é responsável pela inserção de novas tecnologias e, em última análise, fomenta o aumento da competitividade de uma nação.
Com base no exposto, pode-se indagar: qual é o ambiente ideal para o avanço do empreendedorismo noBrasil? Quais são os fatores que o estimulam – ou atrapalham – sua evolução? Porque, no Brasil, empresas empreendedoras “morrem” tão prematuramente?

III- O PROBLEMA

O projeto responderá à seguinte questão:
Como o empreendedorismo pode se estimulado no Brasil?
No decorrer do presente trabalho, serão apresentados os seguintes tópicos:
* O empreendedorismo a partir da segunda metade...
tracking img