Direito etica e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma analise abrangente sobre o tema direito, ético e moral, relacionando com a atuação dos juízes e dos jurados no procedimento do júri.
Quando se relaciona os temas supramencionados, tem que se tomar cuidado, pois eles possuem um significado muito semelhante, ainda mais tomando uma abordagem psicológica. Em um senso comumdiferenciar moral e ética, é extremamente complexo, os relacionar com o direito dificulta mais ainda a compreensão.
Dessa forma, tentaremos elucidar e diferenciar esses temas os relacionando com o procedimento do júri, em um enfoque subjetivo voltados para o raciocínio logico dos magistrados e dos jurados.













DIREITO, ÉTICA E MORAL

A sociedade humana, desde oprincípio da civilização se apoia em pilares, onde destes são traçados objetivos para o futuro mais viável. Dentre estes alicerces estão o Direito, a Ética e a Moral.
O Direito de certa forma advém da Moral e Ética, pois o fato desses surgirem de forma espontânea entre os homens.
A moral se caracteriza em um conjunto de normas, surgidas naturalmente, que regulam o comportamento do homem emsociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Grandes pensadores como Durkheim defendem que a moral tem origem ate mesmo antes da própria sociedade, sendo algo natural do ser humano, assim, tendo um caráter obrigatório.
Dessa premissa pode ser abstraído que a moral seria então o lado ‘abstrato’ da conduta individual e, por sua vez, é sustentada pelo sistemapreponderante e incontestável que é a sociedade. Assim, moral, pode ser definida como o conjunto de regras e padrões subjetivos informados socialmente que permitem ao indivíduo discernir o ‘bem’ do ‘mal’.
Por tanto, Moral não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quandorealizados por livre participação da pessoa, são aceitos, voluntariamente.
Passando para a concepção de Ética, se caracteriza, como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Ética não se compreende assimcomo a Moral, já que aquela é uma concepção implantada ao longo do tempo na sociedade. Teve sua origem na Grécia antiga com os pensamentos do filosofo Sócrates, sua base filosófica serviu de base para idealização do raciocínio ético atual.
Dessa forma, Moral e Ética caminhão juntas e por isso têm ideologias bastante semelhantes, que se diferenciam em pequenos pontos, mas com um mesmo objetivo queé a o alcance da paz social e a continuidade da prosperidade entre as pessoas.
O Direito toma a Moral e a Ética como princípios norteadores para a criação das normas que regulam a sociedade. Assim, o Direito não se da ao luxo de criar uma regra somente por criar, é preciso um conjunto de fatores, ideais fixados na sociedade, levar em consideração fatores éticos e morais na manufatura das leis.As leis que regulamentam o Direito são tão influenciadas pela Ética e a Moral que qualquer norma pode ser modificada se por um acaso ou transcurso do tempo se esta não estiver condizendo com aquelas.
Assim, na conjuntura social esses três pilares, Direito, Moral e Ética se complementam e buscam sempre o fim comum. A harmonia entre as pessoas, a diminuição de conflitos e a paz social.PSICOLOGIA DOS MAGISTRADOS E DOS JURADOS

O sistema do tribunal do júri adotado pelo direito brasileiro que serve para julgar os processos relacionados aos crimes contra a vida traz consigo discussões das mais diversas no que diz respeito à competência de uma pessoa, ou um corpo de jurados para decidir sobre o mais fundamental dos direitos fundamentais pertencentes a um indivíduo, qual seja seu...
tracking img