Etica moral e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DIREITO
De acordo com Paulo Dourado de Gusmão, Direito é um "conjunto de normas executáveis coercitivamente, reconhecidas ou estabelecidas e aplicadas por órgãosinstitucionalizados".(GUSMÃO, 2002).
Assim disciplina o comportamento humano, prescreve deveres para a realização de valores, através de certos esquemas ou padrões de organização e de conduta, que denominamosnorma ou regras jurídicas, baseados em princípios da ética e moral.
2 MORAL
Determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo oqual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres econscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.
Nota-se que está relacionada a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do semelhante, efazer com que as experiências do outro enriqueçam as suas. A experiência espontânea da moral cobra acima de tudo do indivíduo uma adesão voluntária ao padrão de ação. Transmitindo-se de forma em geralnão escrita.
3 ÉTICA
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda tambémse escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma,orienta a utilização atual que damos a palavra Ética, sendo esta a investigação geral sobre aquilo que é bom. (MOORE, 1975).
Portanto podemos afirmar que consiste no conjunto de conhecimentosextraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
4. ÉTICA, MORAL E O...
tracking img