Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




















EMPREENDEDORISMO

































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PDTI 4
2.2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 5
2.3 DIREITO EMPRESARIAL 6
2.4 EMPREENDEDORISMO 7
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃOA Tecnologia da Informação (TI) é definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação visando permitir o armazenamento, o acesso e utilização das informações. As aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas – onde há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.
É amaneira como estes recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.
Para Laudon e Laudon (2007): “Por tecnologia da informação (TI), entenda-se todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. Isso inclui não apenas computadores, disk, drives, assistentes digitais pessoais – e até mesmo ipods, seusados para fins organizacionais, mas também softwares, como os sistemas operacionais Windows ou Linux, o pacote Microsoft Office e as centenas de programas computacionais que normalmente podem ser encontrados em uma grande empresa” (LAUDON; LAUDON, 2007, p. 9).
Laudon e Laudon (2007) complementam que a TI está baseada em componentes, como: hardware, software, sistemas detelecomunicações e gestão de dados e informações. Estes recursos com auxílio do ser humano, também chamado de peopleware, interagem entre si. Embora o homem não faça parte da tecnologia da informação, sem sua interação esta tecnologia não funcionaria.
Hardware tem relação com os equipamentos e seus periféricos, tais como: impressoras, scanners, terminais de vídeo, placas, entre outros.Software tem relação com os programas e seus aplicativos, tais como: software de base ou operacionais, de redes, automação, entre outros.
Sistemas de telecomunicações têm relação com as ligações entre software e hardware das empresas. As telecomunicações têm função de transmitir sinais, através de transmissores e receptores.
Banco de dados e informaçõescompreende atividades de guarda, controle e manutenção de banco de dados. Para garantir a segurança dos bancos de dados são utilizadas cópias de segurança ou backups.

DESENVOLVIMENTO

2.1 PDTI
O objetivo da elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI e fornecer uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e ao mesmo tempo compara-lo a cenáriosalternativos que possam possibilitar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados.
O Plano Diretor da Tecnologia de informação decorre de um estudo de viabilidade necessário para moldar a empresa para os próximos anos na utilização dos recursos de informática e buscando sempre a modernização e eficiência técnica e administrativa. Uma administração preocupada com o PDTI euma empresa moderna que utiliza princípios de racionalização, uniformidade e qualidade, criando uma politica voltada para o sucesso.
Podemos ainda afirmar que o PDTI visa orientar a empresa no uso correto da tecnologia da informação com foco na gestão.
Em outras palavras, podemos dizer que a Gestão de Tecnologia da informação consiste em um processo gerencial-operacional composto dosseguintes estágios:
· Mapeamento de necessidades e oportunidades de tecnologia;
· Prospecção de tecnologias;
· Avaliação de tecnologias;
· Disseminação de tecnologias;
· Aplicação (Absorção) de tecnologias;
· Monitoramento/gestão de tecnologias.











1 ADMINISTRAÇÃO...
tracking img