Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – UNIUV
INFORMÁTICA DE GESTÃO 8º SEMESTRE
REDES
PROF. ALEXANDRE UNTERSTELL
10 SET. 2012
MAICON GUIMARÃES E MARCOS MELLO

INFRAESTRUTURA DE REDES EM HOTÉIS

O crescimento do turismo no Brasil está impulsionando os investimentos no setor hoteleiro. Estes ambientes precisam estar aptos a receber hospedes que incorporam no seu cotidiano dispositivomoveis, internet e redes sociais. Seja em viagens de negócios, turismo, ou ate mesmo através de jogos esportivos, os quais nosso país será sede em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro). Para o hospede contar com uma infraestrutura de acesso de qualidade é uma condição fundamental para sua escolha e permanência no local. Muitos hospedes valorizam mais o Wi-Fi do que aprogramação de TV. Uma pesquisa revelou que 6 entre 10 pessoas avaliam o hotel baseadas na tecnologia de acesso oferecida e 70% dos viajantes de negócios não voltam novamente ao local se tiverem uma situação ruim com a web. As soluções de comunicação voltadas para hotéis incluem ferramentas que aumentam a produtividade dos funcionários e melhoram a gestão do empreendimento e o atendimento ao hospede. Astecnologias estão disponíveis e as oportunidades de implementa-las podem ser encontradas não somente nas grandes redes e resorts de férias, mas também nos hotéis econômicos, diz a Sandra Mogami, Editora Arandanet.
Nos próximos anos o setor hoteleiro terá um grande salto, isso por causa dos jogos esportivos que irão acontecer, e muitas cidades já estão se preparando para o mesmo, sejam elascidades sedes ou não. Um exemplo é Belo horizonte, que aprovou em 2010 mudanças na lei de ocupação e uso de solo. Essa alteração irá facilitar a construção facilitará a construção de novos hotéis ao ampliar a proporção entre o terreno e a área construída para empreendimentos inaugurados ate março de 2014. Hoje mais de 30 estabelecimentos estão sendo construídos em Belo Horizonte, sendo nestes 7500novos leitos. A Digicomp, uma empresa de Belo Horizonte, especializada em engenharia e sistemas de tecnologia da informação tem dedicado atenção ao segmento. As principais apostas são os sistemas de supervisão e gerenciamento de infraestrutura predial.
As tecnologias sem fio ganharam destaque e passaram a ser mais um nicho do cabeamento estruturado. É comum os quartos terem um ponto de rede eacesso sem fio, pois o uso de redes Wi-Fi tem sido em quase 100% dos casos, mais um método de acesso à rede e não uma tecnologia substituta ao cabeamento estruturado. Entre 2000 e 2010 o aumento do consumo de banda nos hotéis foi superior a 1000%. Um incômodo frequente nas redes sem fio é a interferência. Para eliminar esse problema, a Ruckus desenvolveu e patenteou a tecnologia BeamFlex, que utilizauma matriz de antenas adaptativas e adota uma metodologia baseada em desempenho. As antenas ainda classificam, priorizam e otimizam o tráfego de multimídia sensível a latência para garantir a transmissão de vídeo ou voz sem interrupções.
A segurança da informação nas redes sem fio pode estar sendo evitada através do uso de conexões VPN. “A legislação brasileira exige que o hotel monitore os sitesacessados pelos seus clientes”.
Uma determinada entrevista apontou que 62% das empresas aumentarão seus gastos com Wi-Fi no ano de 2012 com relação ao ano passado. “Esse trabalho mostrou que os investimentos em novas tecnologias visam melhorar a satisfação dos hospedes e a capacitação dos funcionários, além de aumentar a flexibilidade operacional”.
Uma empresa da américa latina lançou emabril um aplicativo que possibilita transportar o ramal do quarto para um tablete. Essa solução só está disponível para o sistema operacional da Apple. Assim, o hospede poderá comunicar-se com funcionários do hotel de qualquer lugar. A tecnologia abre espaço para possibilidades de comunicação e relacionamento com os hóspedes. A partir dela é possível desenhar diferentes aplicações. “Os funcionários...
tracking img