Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO.



Segundo a enciclopédia virtual wikipedia

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ouserviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia


A gestão empreendedora é o investimento temporal e pecuniárioem um empreendimento, seja ele um negócio ou uma empresa com o intuito de obter melhor qualidade com o serviço prestado resultando em lucro.
Neste diapasão, concluímos então que gestão empreendedora é um conjunto de ações indispensáveis para um empreendimento, usufruindo de conhecimentos, experiências e mão de obra especializadas ou não.
‘Salienta-se que não se fala exclusivamente de um início,mas pode ser utilizada a gestão em negócios já iniciados ou em andamento, que é o caso quando uma pessoa é contratada para gerenciar uma empresa já fundada.
O empreendedorismo no Brasil começou a se materializar na década de noventa, quando foram criadas entidades como SEBRAE nos anos de 1990, e Softex (Sociedade brasileira para exportação de Software). Até então, o empreendedorismo era somentecoligado à criação de pequenas empresas.

– LIDERANÇA EMPREENDEDORA.

Segundo Drª Alice Ferrucio , a liderança empreendedora, está assim definida:

(...) A mais difundida diz que liderança é um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado com relação aos seus esforços em relação ao estabelecimento de objetivos e ao esforço para atingi-los.(...)
A liderança engloba riscos,calculados ou não. Para ser um líder, é importante que se goste de lidar com pessoas, estar atualizado e sempre aprimorar seus conhecimentos, tanto técnico como gerais, desta forma, terão líder condições às decisões cabíveis diárias.
Um líder tem de se fazer respeitar para que sua autoridade seja inquestionável, não pelo lado ditador, mas pelo lado de ser uma pessoa respeitada e até admirada. Suaequipe de trabalho deve escutá-lo, e por isso sua comunicação deve ser direta, cristalina, sem ruídos, e o melhor, deve amealhar êxito em suas pretensões.
O verdadeiro líder encontra em seu cotidiano diversidades e complexidades, das quais deve encará-las de forma natural, e com toda certeza, sua equipe dependerá de seu líder para ultrapassar estes obstáculos.

- A PRÁTICA DA LIDERANÇA NOAMBIENTE DE RECURSOS HUMANOS.



O líder do setor de Recursos Humanos deve ser uma pessoa comedida, respeitada, confiável. Um líder nato, jamais deve ser narcisista ou ditador, não deve nunca ser uma pessoa temida e sim respeitada, amiga, ser sinônimo de problemas resolvidos e além de tudo direcionar seus subordinados ao sucesso. Se um membro de sua equipe falha, o líder falhou em algum momento.
Olíder do setor de Recursos Humanos deve ser imbuído dos seguintes requisitos:
• Qualificação e especialização - deve ter o líder, conhecimentos necessários para as adversidades diárias, bem como conhecimento técnico suficiente para tais atos;
• Espírito motivador - deve saber motivar seus subordinados bem como incentivá-los ao sucesso;
• Dinâmico – mudanças em certos momentos são de extremanecessidade, portanto o dinamismo do líder em ter determinação suficiente para prover mudanças ou novas implantações é necessário;
• Comunicação – este fator é basilar, uma oralidade firme, confiante, deve ser transmitida de forma tranquila, nunca agressiva ou ofensiva. A comunicação deve ser sempre construtiva.
O líder no setor de Recurso Humano, tem a responsabilidade, digamos dobrada, pois a...
tracking img