Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque um indivíduo quer ser empresário?

Em geral, as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes. A simples idéia de estarem subordinadas a alguém as apavora.
Algumas pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos deprofissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família.
Na realidade, ser o próprio patrão implica estar exposto a constantes mudanças, assumir responsabilidades e sofrer pressões dasociedade, dos órgãos governamentais e dos empregados. A dedicação ao trabalho aumenta significativamente: muitas vezes trabalha-se mais de 8 horas por dia, sem um salário fixo, garantido no final do mês, e sem férias integrais.
Ser um grande executivo de uma empresa não significa ser um grande empresário.
Muitos veem o ter uma empresa de uma pomposidade sem tamanho, outros podem dizer que é agrande sacada outros dizem que não agüentam mais aturar receber ordens, outros dizem que não nasceram para cumprir horários pré-estabelecidos, a grande minoria entende que abrir uma empresa é tudo isso e muito mais, porém, nem mesmo os mais planejados empresários sabem, em início de atividade, o verdadeiro significado de ter ou abrir uma empresa.

Até os profissionais da área contábil, tem osmesmos medos que os empresários menos experimentados, ou seja, a arte de abrir uma empresa não é apenas a constituição de uma personalidade jurídica entre pessoas, com "afectos societatis" para poder gerir o tão sonhado negócio.

Se fizéssemos a mesma pergunta ao mais cético "empresariante", uma resposta por demais simplista que fosse, certamente poderia ser dada: "para ganhar dinheiro". Mas devemoslembrar que todo empreendimento requer muita dedicação para a realização dos seus objetivos, principalmente para se alcançar o resultado financeiro. Infelizmente, na grande maioria das empresas, que crescem em nosso país, não segue uma premissa básica da Administração, ou seja, não existe nenhum tipo de planejamento a curto, médio, muito menos a longo prazo. O que nos reporta a refletir sobre aspesquisas que existem no mercado, acerca do insucesso dos negócios em nosso país, diga-se de passagem, são desalentadoras. Enfim, demonstram tais pesquisas que o reflexo da falta de planejamento dos empreendimentos, 93% deles, com suas portas fechadas antes dos dois anos de início das atividades.

O referido insucesso poderia ser evitado, caso a nossa grande capacidade empreendedora fosseorientada pelos preceitos administrativos. Não estamos dizendo em nenhum momento que falta inteligência ou cultura aos empresários, mas apenas demonstrando que a cultura empresarial deveria estar calcada em um planejamento estruturado e numa política de crescimento a médio e longo prazo.
Daqui a algum tempo, não tão distante, pela unificação das normas internacionais, teremos a mesma formatação para aabertura de um negócio na China ou no Brasil, com isso poderemos atuar em ambos os mercados, tendo a mesma apresentação contábil bem como a constituição jurídica. Isto seria bom? Poderíamos dizer que maravilhoso, pois facilitará a implementação do tão sonhado "BUSINESS PLAIN". Enfim, o mais catedrático administrador, a curto prazo, diria que tal implementação, pela própria competição de mercado,seria uma questão de sobrevivência, ou melhor, uma questão de abertura sustentável de mercado.

Vemos que hoje não se necessita, apenas de uma "idéia diferente", "uns trocados" para alavancar a tal idéia e ... pronto, já temos uma empresa aberta Aí vem a tal pergunta: - até quando dura? Infelizmente, para muitos negócios, muito menos tempo que duraria para seu idealizador.

Contudo, para...
tracking img